Me auda pfvrrr :( to 1 semana nisso Leia este texto de Luis Fe...

Me auda pfvrrr :( to 1 semana nisso Leia este texto de Luis Fernando Verissimo e responda às questões. A carta Esta outra história é de dois namorados, ele chamado Haroldo e ela, por coincidência, Marta. Os dois brigaram feio e Marta escreveu uma carta para Haroldo, rompendo definitiva- 1 mente o namoro e ainda dizendo uma verdade que ele precisava ouvir. Ou, no caso, ler. Mas Marta se arrependeu do que tinha escrito e no dia seguinte fez plantão na calçada em frente ao edifício de Haroldo, esperando o carteiro. Precisava interceptar a carta de qualquer jeito. Quando o carteiro apareceu, Marta fingiu que estava chegando ao edifício e perguntou:2 — Alguma coisa para o 702? Eu levo. Mas não tinha nada para o 702. No dia seguinte tinha, mas não a carta de Marta. No terceiro dia, o carteiro desconfiou, hesitou em entregar a correspondência a Marta, que foi obrigada a fazer uma encenação dramática. Não era do 702. Era a autora de uma carta para o 702. E queria a carta de volta. Precisava daquela carta. Era impor- tantíssimo ter aquela carta. Não podia dizer por quê. Afinal, a carta era dela mesma, devia ter o direito de recuperá-la quando quisesse! O carteiro disse que o que ela es- tava querendo fazer era crime federal, mas mesmo assim olhou os envelopes do 702 para ver se entre eles estava a carta. Não estava. No dia seguinte – quando Marta ficou sabendo que o carteiro se chamava Jessé e, apesar de tão jovem, já era viúvo, além de colorado – também não. No outro dia também não, e o carteiro convidou Marta para, quem sabe, um chope. Na manhã depois do chope, a carta ainda não tinha chegado e Marta e Jessé combinaram ir ver Titanic juntos. No dia seguinte – nem sinal da carta – Jessé perguntou se Marta não queria conhecer sua casa. Era uma casa pobre, morava com a mãe, mas, se ela não se importasse. Marta disse que ia pensar. 3 – t Titanic No dia seguinte, chegou a carta. Jessé deu a carta a Marta. Ela ficou olhando o en- velope por um longo minuto. Depois a devolveu ao carteiro e disse: — Entrega. 4 5 6 E, diante do espanto de Jessé, explicou que só queria ver se tinha posto o endereço certo. VERISSIMO, Luis Fernando. Hist—rias brasileiras de ver‹o: as melhores crônicas da vida íntima. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999. p. 52. Luis Fernando Verissimo (1936-) Seus estudos se iniciaram em Porto Alegre e continuaram nos Estados Unidos, onde também estudou música (Verissimo é, até hoje, inseparável de seu saxofo- ne). Iniciou sua carreira como jornalista no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, em 1966; participou também da criação de programas de televisão, como Planeta dos Homens e Comédias da vida privada e também criou As Cobras, personagens de tiras publicadas em diversos jornais. Foi com suas crônicas e contos de hu- mor, no entanto, que se tornou um dos mais lidos escritores brasileiros. Entre suas obras destacam-se O analista de Bagé, Ed Mort e outras histórias, A velhinha de Taubaté, Comédias para se ler na escola e Pai não entende nada, entre outras.

Responda: 1 Quem narra essa história?

2 No início do texto, o narrador informa que “Esta outra história é de dois namorados, ele chamado Haroldo e ela, por coin- cidência, Marta.”. Você concorda com essa afirmação do narrador? Justifique sua resposta.

3 Onde se passa a história?

4 a) Quanto tempo se passou entre o primeiro encontro de Marta e Jessé e a chegada da carta? Ou seja, qual a duração dos fatos?
b) Grife os marcadores temporais que permitem essa conclusão.

5 Jessé e Marta alteraram comportamentos e atitudes no decorrer dos dias. O rapaz, que no início se recusara a mostrar a carta para a moça, no final o fez sem dificuldade. Marta, por sua vez, depois de dias tentando interceptar a carta, resolveu que ela deveria ser entregue. O que teria provocado tais alterações em ambos?

1 Resposta

Ver resposta
Ferkaso

podem me ajudar também em uma pergunta que eu fiz?

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação