Destacar que tais pensadores e ideias ficaram concentradas ini...

Destacar que tais pensadores e ideias ficaram concentradas inicialmente a um público instruido e elitista. Também é considerado como o momento fundador da modernidade e do mundo
contemporâneo, bem como de fortalecimento dos valores burgueses.
Vamos conhecer agora, o texto da pesquisadora Adriana Maamari, cujo titulo é "As crenças na
razão”, para aprender mais sobre os "iluminismos"
O que há em comum nas obras de autores diversos durante um século inteiro a ponto de
justificar uma única denominação para aquele longo percurso intelectual? No século XVIII, esta
questão pode ser respondida com o auxílio da metáfora que o batizou: as "Luzes".
A crença comum dos autores daquele periodo era a possibilidade de empreender uma passagem
da obscuridade à luz, ou das trevas da ignorância à sabedoria. Para isso, era preciso definir um método
que realizasse tal proeza. Um método priorizando a razão e a experiência, e não mais as verdades
reveladas nas sagradas escrituras e propagadas por autoridades religiosas. Mas a concordância
terminava ai. Os pensadores da época nunca chegaram a uma ideia comum, capaz de incluir todas as
outras em seu interior. Defendiam diferentes concepções filosófico-políticas. Em resumo, não houve
uma unidade de pensamento no século das Luzes, mas sim muitas vozes diferentes. Por isso é que o
Iluminismo não pode ser compreendido como uma doutrina ou unidade teórica.
Cartas persas (1721) e Espírito das leis (1748) foram obras do pensador Montesquieu que
deram início ao Iluminismo. A primeira é redigida a partir de dois protagonistas que vêm de longe, de
um contexto não europeu e, portanto, estranho aos valores, aos costumes e às instituições do Velho
Mundo. Esta é a maneira que o autor encontra para criticar o seu tempo e apresentar a sua concepção
de um mundo melhor. Escrever na forma de romance cra característica de muitos filósofos daquele
século, inspirados no que Montesquieu havia inaugurado. É uma maneira de tornar a leitura da
filosofia leve, prazerosa e acessível. Ela penetra nas consciências sem que o leitor perceba que está se
deparando com filosofia e com as questões áridas que tradicionalmente ela se propõe a tratar. O
filósofo autor de romances tem, portanto, a esperança de mudar opiniões junto ao leitore
transformando o mundo ao seu redor Tornar o mundo melhor é, por sinal, outra ambição comum aos
pensadores iluministas.
Na obra espírito das leis, Montesquieu é partidário de uma concepção de República muito
próxima do modelo dos romanos, diferente do que entendemos hoje deste conceito Sua concepção
filosófico-política apresenta a convicção na forma institucional de se governar, com divisão de poderes
(Legislativo, Judiciário e Executivo) e respeito às leis instituídas ou à Constituição do Estado. A vida
política ou republicana, para este pensador, depende da capacidade daqueles que desempenham o
poder político de terem a virtude necessária para tanto. Do contrário, teremos um mau governo.
Montesquieu também era um filósofo deista, ou seja, mantinha a crença em Dcus.
Voltaire (1694-1778) pensador que também era um deista,. Ao escrever principalmente na
forma de panfletos e de contos, pretende alcançar a opinião pública em geral, mudá-la, enfim,
transformar o mundo. E ele de fato se tornou um filósofo bastante influente e popular, interferindo nos
acontecimentos de sua época. A concepção filosófico-política de Voltaire baseia-se no despotismo
esclarecido, em que há a confiança num monarca que segue a orientação da razão em suas tomadas de
decisão e maneira de governar.
O suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), um dos mais ilustres representantes do periodo
talvez o maior deles - é ainda o filósofo que mais demarca as diferenças do seu pensamento em​

1 Resposta

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Kauany

Alternativa: 3

Explicação:

as produções materiais, saberes humanos, as emoções e os sentimentos podem ser considerados como: conhecimento

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