ME AJUDEM POR FAVOR!! Em relação às Revoluções Chinesa e Cuban...

ME AJUDEM POR FAVOR!!Em relação às Revoluções Chinesa e Cubana, e também as guerras da Coreia e do Vietnã, por que aconteceram e quais as consequências?

1 Resposta

Ver resposta
Julliagatinhappank

A Guerra do Vietnã foi um conflito armado ocorrido entre os anos de 1959 a 1976 em que o Vietnã do Norte e o do Sul pegaram em armas para lutar pela unificação do país. Até o final da Segunda Guerra Mundial, a região vietnamita era dominada pela França, cuja ocupação iniciara em meados do século XIX.

Essa guerra se tornou símbolo da Guerra Fria, pois a região norte do país era influenciada pelo comunismo, e a do sul, pelo capitalismo. Os Estados Unidos enviaram tropas para o Vietnã, porém foram derrotadas pelos guerrilheiros do norte. O país asiático foi unificado em 1976.

Leia também: Guerra do Afeganistão de 1979 – outro conflito ocorrido no contexto da Guerra Fria

Antecedentes da Guerra do Vietnã

Em meados do século XIX, as potências europeias iniciaram o neocolonialismo, quando conquistaram várias regiões da Ásia e da África em busca de matéria-prima, mercado consumidor e riquezas. A França foi uma das potências que participaram desse processo neocolonial e dominou a Indochina, região do sudeste da Ásia que envolvia:

Vietnã

Laos

Camboja

Tailândia

Myanmar

Esse domínio francês predominou até a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A França, em 1940, foi dominada pela Alemanha Nazista. O governo francês se rendeu aos alemães e colaborou com a ocupação inimiga. Como o Japão era aliado da Alemanha, por conta da ocupação nazista na França, decidiu invadir a Indochina francesa. Dessa forma, os franceses continuaram seus negócios na Ásia, mas o poder soberano era dos japoneses. A Ásia passou, assim, a ser dominada por europeus e pelo Japão, que, na época, buscava construir seu império no Pacífico.

Com o fim da guerra, em 1945, começou o processo de descolonização da Ásia e da África. Os países dominados pela Europa desde meados do século XIX começaram a lutar pela independência. Grupos se formaram para materializar essa luta pela liberdade política. No Vietnã, o Viet Minch iniciou o combate contra a presença estrangeira, como a França e o Japão. Essa liga se tornou popular no norte do Vietnã, quando uma fome devastou a região entre os anos de 1944 e 1945 e a culpa caiu sobre os dominadores estrangeiros.

O Japão foi o último país do Eixo a se render aos Aliados, em agosto de 1945. Com isso, as forças imperiais japonesas ficaram inoperantes no Vietnã, e isso contribuiu para que o Viet Minch assumisse o controle do norte do país, criando a República Democrática do Vietnã. Apesar dessa tentativa de formar uma república independente, as potências aliadas decidiram que o Vietnã continuaria sob o controle da França.

A reação do Viet Minch foi um conflito armado que desencadeou a Primeira Guerra da Indochina, em 1946. O grupo vietnamita estava com dificuldades para armar seu exército, mas essa situação mudou em 1949, quando a China enviou armamentos para os vietnamitas do norte lutarem contra os franceses.

Em janeiro de 1950, a República Popular da China e a União Soviética reconheceram a República Democrática do Vietnã, com sede em Hanói, como o governo legítimo vietnamita. No entanto, Estados Unidos e Grã-Bretanha reconheceram o Estado do Vietnã, com capital em Saigon, e apoiado pela França, como o governo de fato. Assim, o Vietnã foi dividido em duas regiões influenciadas pelas duas ideologias durante a Guerra Fria:

a do Norte, influenciada pelo comunismo, e

a do Sul, pelo capitalismo.

No mapa, a região em vermelho era o Vietnã do Norte, e o Vietnã do Sul está representado de amarelo.

Combatentes da Guerra do Vietnã

Basicamente, os combatentes na Guerra do Vietnã eram as forças nacionalistas, que, desde o final da Segunda Guerra Mundial, já se articulavam pela independência do país e a expulsão dos invasores estrangeiros, bem como as potências europeias decididas a manter seu domínio na Indochina. Além disso, as superpotências da Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética também interferiram no confronto armado na Ásia.

Veja também: Batalha de Khalkhin Gol – enfrentamento militar entre soviéticos e japoneses

Causas da Guerra do Vietnã

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, foi dado início ao processo de descolonização da Ásia e da África, ou seja, as colônias europeias nesses continentes buscaram obter sua independência pelo meio pacífico, via acordos com os países europeus, ou pela via armada, com grupos regionais se armando para expulsarem os invasores estrangeiros dos seus países e declararem as suas independências.

A Guerra Fria interferiu nessa guerra por conta do apoio logístico e armado dos Estados Unidos e União Soviética para as duas regiões vietnamitas em conflito. A partir de 1964, os norte-americanos enviaram soldados para o Vietnã no intuito de responder a um ataque vietnamita do norte a uma embarcação dos Estados Unidos.

Participação americana na Guerra

Explicação:

olha ai a explicação pra voce entende

ESPERO TER AJUDADO

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação