O ordenamento jurídico brasileiro, sobretudo a partir da Co

O ordenamento jurídico brasileiro, sobretudo a partir da Constituição de 1988, privilegiou os princípios – mormente os constitucionais – como forma de compreender o sistema jurídico positivo na interpretação/aplicação de suas fontes.

Inclusive, podemos falar de uma Hermenêutica Constitucional, onde o pós-positivismo age como atalho de aproximação entre a ética e o Direito. Fato é que os princípios não são mais meras “fontes subsidiárias, cedendo espaço à lei formal e a outras fontes ou métodos quando existirem. Ora, os princípios constituem o próprio fundamento das leis em sentido formal; consequentemente, não podem ser preteridos em favor delas” (FELICIANO, 2013).

Assim, em relação aos princípios do Direito do Trabalho, é CORRETO o que se afirma em:

I. O princípio da proteção ao trabalhadortem por finalidade estabelecer o equilíbrio que falta à relação de emprego, ou seja, o empregador possui situação econômica favorável, enquanto o empregado terá situação a seu favor na legislação trabalhista.

II. O princípio da norma mais favorável estabelece queentre duas ou mais normas passíveis de aplicação, utiliza-se a mais favorável em relação ao trabalhador. Ressalta-se que a reforma trabalhista trouxe algumas mudanças onde esse princípio foi mitigado.

III. O princípio da Irrenunciabilidade ou Indisponibilidade dos direitos trabalhistas estabelece que o empregado não pode renunciar aos direitos e vantagens assegurados em lei.

IV. O princípio da vedação à redução salarial não sofre qualquer tipo de mitigação, não podendo Acordo Coletivo de Trabalho ou Convenção Coletiva de Trabalho dispor sobre redução salarial.

V. O princípio da primazia da realidade significa que, em caso de discordância entre o que ocorre na prática e o que emerge de documentos ou acordos, deve-se dar preferência ao primeiro, isto é, ao que sucede no terreno dos fatos.

Escolha uma:
a. I, II e III, apenas.
b. II, III, IV e V, apenas.
c. I, II, III e V, apenas.
d. III, IV,V, apenas.
e. II, III e IV, apenas.

1 Resposta

Ver resposta
Alexandre Ramalhete

Resposta:

I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4. Correto

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA,

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Direito





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação