City as diferenças na escultura grega nos períodos arcaico clá...

City as diferenças na escultura grega nos períodos arcaico clássico e helenístico​

1 Resposta

Ver resposta
Ruiva

A escultura grega, nos 3 períodos (Arcaico, Clássico e Helenístico) esteve centrada na figura humana.

Do período Arcaico ao Clássico, observamos uma mudança na postura da estátua. Elas passaram a ser mais “realistas”, com “movimentos” mais fluidos, menos estáticos.

Do clássico ao Helenístico o naturalismo se manteve, porém, as estátuas passaram a apresentar emoções mais intensas, alta dramaticidade.

Explicação:

A escultura grega Arcaica era fortemente influenciada pela egípcia, bem como por técnicas sírias. Escultores gregos criaram estátuas (em pedra, terracota e bronze) e obras em miniatura (em marfim e osso). O estilo foi dominado por dois estereótipos humanos: o jovem nu em pé (kouros) e a menina drapeada (kore). Destes, os nus masculinos foram vistos como mais importantes.

Durante a era Clássica em sua totalidade, houve uma enorme melhoria na habilidade técnica dos escultores gregos em retratar o corpo humano em uma postura naturalista, em vez de rígida. A anatomia tornou-se mais precisa e, como resultado, as estátuas começaram a parecer muito mais realistas. Além disso, o bronze tornou-se o principal meio de trabalho independente devido à sua capacidade de manter a sua forma, o que permitiu a criação de poses ainda mais naturais.

Por fim, a escultura grega helenística continuou a tendência clássica de retratar um naturalismo cada vez maior. Entretanto, os artistas não se sentiam mais obrigados a retratar pessoas como ideais de beleza; a serenidade clássica, idealizada dos séculos quinto e quarto, deu lugar a um emocionalismo maior, a um realismo intenso e a uma dramatização quase barroca do assunto.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Artes





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação