PELO AMOR DE NETUNO ME AJUDEM!!! (...) É frequente, entre nós...

PELO AMOR DE NETUNO ME AJUDEM!!!(...) É frequente, entre nós, que análises baseadas nas ciências sociais sejam
confundidas com interpretações de senso comum por parte de cientistas das
demais áreas do conhecimento. Não levam em conta o que é metodologicamente
próprio das diferentes ciências. Provavelmente, nem sabem que uma das funções
das ciências sociais é a de estudar e diagnosticar as consequências socialmente
problemáticas do próprio desenvolvimento científico. Uma inovação agrícola
lucrativa e produtiva pode levar à miséria milhares de pessoas. (...) O trabalho
científico é limitado pelas ideologias não científicas dos cientistas. Em nome de
religião que eventualmente professe, um cientista pode cercear-se na pesquisa,
suprimindo temas e problemas de investigação que contrariem suas convicções
religiosas. Ou, em nome de determinada opção político partidária, mesmo um
cientista social pode fazer danosas correções de interpretação para que não colida
com suas ideias não científicas. Essas invasões podem não afetar o rigor técnico e
formal da pesquisa científica em si, porque a interferência se dá antes, na escolha
dos temas e na definição dos problemas de investigação. Mas erguem as muralhas
intransponíveis do proibido à descoberta científica (...). Não é raro que haja quem
pense que a função do cientista se baseia no pressuposto da condição de ateu. Em
alguns casos, nas culturas de religiosidade extremada e ultramontana, a opção pelo
ateísmo favoreceu defensivamente a indagação científica. Nos cientistas de opção
preferencial pela ciência, deixou aberta a iluminadora porta da dúvida em relação
ao propriamente extra científico. Exatamente porque a ciência não é campo de
certeza absoluta. Ciência só é ciência cercada pela margem da incerteza, da dúvida.
Todo o tempo, a ciência põe em dúvida o já sabido. Ainda que acumulativo, o
conhecimento científico é provisório e relativo. Não obstante, o senso comum do
cientista é peculiar, diverso do da pessoa comum. É claro que há situações em que
um campo não científico, como uma religião, pode contribuir poderosamente para
destravar bloqueios ao conhecimento científico oriundos da própria religião. Em
1994, novo catedrático da Universidade de Cambridge, fui um dos convidados do
master e dos fellows de St. John’s College para participar das celebrações de São
João Batista, patrono da instituição. Na cerimônia religiosa, na capela, o pregador
dissertou sobre a importância do calvinismo no desenvolvimento da ciência em
Cambridge. De fato, Cambridge foi um cenário decisivo nas controvérsias e debates
sobre a Reforma Protestante no século XVI. O púlpito da Igreja de Santo Eduardo,
Rei e Mártir, ainda é o mesmo em que se pregou o primeiro sermão protestante da
Inglaterra, em 1525. Os elementos racionais, e mesmo os seculares do calvinismo,

abriam perspectivas responsáveis por um novo senso comum que iluminava
aspectos vetados ou obscuros da realidade da vida.
MARTINS, J. de S. Ideologia na ciência no Brasil. Jornal da USP, 2019. Disponível em:
. Acesso em: 21 mar. 2019. Atividade extraída do
caderno do professor 1ano ensino médio - material de apoio
Proposta de atividade com consulta no texto aqui colocado
A partir da leitura desse texto, podemos questionar a ideia de neutralidade
científica, a importância da dúvida na produção da pesquisa científica, entre outras
questões que podem ser geradas pela leitura do texto. Com base no texto responda
as questões a seguir:
1. Segundo o texto, a produção científica pode ser limitada por ideias não científicas?
Se sim, quais?
2. Conforme o texto, o conhecimento científico é provisório e relativo. Você concorda
com essa perspectiva? Justifique a sua resposta.
3. Comente a seguinte afirmação: “Ciência só é ciência cercada pela margem da
incerteza, da dúvida”.

1 Resposta

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Alison Santos

1. Um prédio;
2. Primeira pessoa - "Hoje, quem me vê não diz que eu já morei numa casa onde as cotovias faziam ninhos";;
3. Num apartamento;
4. O narrador;
5. "Pra quê, Luizinha? Seguisses o juramento e eu te enganaria, não o
seguindo, como o fizeste, enganaste-me primeiro, para confessares depois."​
Sua resposta
Ok

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