Pelo amor de Deus me ajudem por favor é urgente... são todas d...

Pelo amor de Deus me ajudem por favor é urgente... são todas de marcar, só resolvam as que vocês entenderem!

Questão 01

A discussão sobre o parentesco, fundamental para o

pensamento antropológico, hoje é influenciada pela

discussão feminista. A vida privada é uma questão

central nas reflexões sobre gênero, pois é nesse universo

que nascem muitos aspectos da discriminação da

mulher. Para combater a opressão imposta às mulheres,

as feministas questionam as noções tidas como

evidentes nas relações entre homens e mulheres.

Sobre esta visão o que demostrou a antropóloga

estadunidense Margaret Mead?

a) Demostrou que homem e mulher são iguais e que não

há diferenças.

b) Demostraram que essas diferenças ocorrem pelo fato

de, em geral, as mulheres ficarem mais segregadas ao

mundo doméstico, enquanto os homens circulam na

esfera pública

c) Demonstrou que “homem” e “mulher” são categorias

culturais, e que cada cultura define a seu modo essas

categorias.

d) Demostrou uma tendência de relacionar a mulher à

natureza e o homem à cultura: e) Demostrou que às

mulheres cabe o parto, a maternidade, a amamentação,

enquanto aos homens cabe a produção, a transformação

do mundo.

Questão 02

As sociedades ocidentais há uma predominância da

oposição natureza/cultura, ligada à ideia de que a

natureza deve ser dominada. Essa “conquista da

natureza” pela cultura pode ser vista como parte da

ideologia capitalista, que levou a uma opressão das

mulheres, associadas à natureza conquistada. Duas

antropólogas estadunidenses explicaram essas

diferenças pelo fato de, em geral, as mulheres ficarem

mais segregadas ao mundo doméstico, enquanto os

homens circulam na esfera pública. Existe também uma

tendência de relacionar a mulher à natureza e o

homem à cultura. Uma das estudiosas que discutiu esse

tema, a partir dos anos 1970 foi:

a) Margaret Mead b) Ruth Cardoso

c) Ruth Benedict d) Sherry Ortner

e) Eunice Durham

Questão 03.

Geertz vê a cultura como um conjunto de códigos

simbólicos que organizam a experiência humana no

mundo. Esses códigos funcionariam como programas de

computador que dão instruções para a vida das pessoas.

Essa noção simbólica não se restringe ao trabalho de

Geertz; autores como David Schneider e Marshall

Sahlins também elaboraram conceitos de cultura

eminentemente simbólicos e são considerados

precursores de uma “Antropologia simbólica” ou

“Antropologia cognitiva”. A festa popular como a Festa

do Divino de Mogi das Cruzes é composta de diversos

rituais. Esses rituais são uma dramatização, um

espetáculo em que seus atores saem da rotina para

exibirem para si próprios e para os outros. Nessa

dramatização e reprodução em destaque está vinculado

ao contexto como uma representação:

a) Cognitiva b) Afetiva

c) Simbólica d) Interpretativa

e) Convicta

Questão 04.

O principal pressuposto criticado nas etnografias

clássicas (descrições dos antropólogos sobre outras

sociedades) foi a noção de “autoridade”. Para a crítica

pós-moderna, o fato de o antropólogo descrever outras

populações sem dar voz aos nativos dessas sociedades

indicava uma posição autoritária. o fato de o

antropólogo descrever outras populações sem dar voz

aos nativos desta sociedade ficou conhecida como:

a) autoridade tradicional

b) autoridade legítima

c) autoridade burocrática

d) autoridade gráfica

e) autoridade etnográfica

Questão 05.

Questão - 1,65 Antropólogas feministas perceberam

que, se a teoria do parentesco não trata necessariamente

da reprodução biológica, mas da produção de relações,

não haveria uma verdade natural/biológica no papel

atribuído às mulheres. Essa reflexão levou à construção

de um campo de pensamento chamado de: a) parentesco

genealógico b) parentesco construtivista c) parentesco

tradicional d) parentesco por afinidade e) parentesco

adotivo

Questão 06.

Qual autora contemporâneas aproveitou a

“desbiologização” do parentesco e avançou em suas

análises sobre as relações de gênero em vários

contextos, desde sociedades na Nova Guiné até relações

de parentesco desafiadas pelas novas tecnologias

reprodutivas (como a fertilização in vitro, a

possibilidade de clonagem, etc.)?

a) Margaret Mead

b) Marilyn Strathern

c) Ruth Benedict

d) Sherry Ortner

e) Gayle Rubin

Questão 07.

Qual a importância e a colaboração de Ruth Benedict e

Margaret Mead para o conhecimento e novas formas

de ver e descrever a cultura?












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