Leia a charge e o texto abaixo: A exata compreensão do conceit...

Leia a charge e o texto abaixo: A exata compreensão do conceito de soberania é necessária para o entendimento do fenômeno estatal, visto que não há Estado perfeito sem soberania. Daí a simples definição de Estado como a organização da soberania. A soberania se compreende no exato conceito de Estado. Estado não soberano ou semi-soberano não é Estado. A soberania é uma autoridade superior que não pode ser limitada por nenhum outro poder. Não são soberanos os Estados membros de uma federação. O próprio qualificativo de membro afasta a idéia de soberania. O poder supremo é investido no órgão federal. Foi convencionado na Constituinte de Filadélfia, onde se instituiu o regime federalista, que as unidades estatais integrantes da União se denominariam Estados-Membros, com autonomia de direito público interno, sendo privativo da União o poder de soberania interna e internacional. Aliás, é mais apropriada a denominação de Província, para as unidades federadas.

A soberania é una, integral e universal. Não pode sofrer restrições de qualquer tipo, salvo, naturalmente, as que decorrem dos imperativos de convivência pacífica das nações soberanas no plano do Direito Internacional. Soberania relativa ou condicionada por um poder normativo dominante não é soberania. Deve ser posta em termos de autonomia. (Fonte: OLIVEIRA, Luiz Andrade. Soberania. Disponível em: http://www. loveira. adv. br/material/tge7.htm. Acesso em 23 ago. 2020.

Há relação entre a charge e o texto? Explique o motivo, explique a charge, o texto, a relação entre eles e a relação com as aulas.


Leia a charge e o texto abaixo: A exata compreensão do conceito de soberania é necessária para o

1 Resposta

Ver resposta
Cristiano Sampaio

a

Explicação:

não a um estado com poder central

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Sociologia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação