Durkheim (1858-1917) entrou no século XVIII sem explicitar o q...

Durkheim (1858-1917) entrou no século XVIII sem explicitar o que era ideologia. No entanto, por vezes, deixa implícito seu sentido. Durkheim retoma o termo “ideologia” na discussão sobre o método sociológico. Vejamos! O método ideológico permite, é verdade, escapar a esse misticismo, e foi aliás o desejo de escapar a ele o responsável, em parte, pela persistência desse método. Os que o praticaram eram, com efeito, demasiadamente racionalistas para admitir que a conduta humana não tivesse necessidade de ser dirigida pela reflexão; no entanto, eles não viam nos fenômenos, tomados em si mesmos e independentemente de todo dado subjetivo, nada que permitisse classificá-los segundo seu valor prático. Parecia portanto que o único meio de julgá-los seria relacioná-los a algum conceito que os dominasse; com isso, o emprego de noções que presidiram à comparação dos fatos, em vez de derivar deles, tomava-se indispensável em toda sociologia racional. Mas sabemos que, se nessas condições a prática se torna refletida, a reflexão, assim empregada, não é científica (DURKHEIM, 2007, p. 50-1).

Assim, temos uma contraposição entre dois termos: O primeiro vê a ciência como um fim em si mesmo, estando totalmente desligado de qualquer “eficácia prática”, impotente para colocar a questão da finalidade e do que é desejável e o segundo, por sua vez, se preocupa com o valor prático, mas acaba subordinando a reflexão a este processo e se afasta da ciência. A que termos se refere esta descrição?

Escolha uma:
a. misticismo e ideologia
b. método e empirismo
c. positivismo e empirismo
d. misticismo e positivismo
e. normal e patológico

1 Resposta

Ver resposta
Manuela Vilela

1) A Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem sejam eles culturais, econômicos, religiosos. A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.2) Sociologia, antropologia e ciência política.3) a) A antropologia é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o ser humano e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.b) A ciência política é a disciplina que se dedica em estudar os sistemas, instituições, processos e fenômenos políticos em um determinado governo ou Estado. 4) A) Conceito: É a compreensão que o ser humano possui em relação a uma palavra ou situação cotidiana.B) Método: Já o método, é a maneira de como o conceito é aplicado ao ser humano, ou seja, a sociedade.5) Métodos Quantitativos são aqueles que empregam a quantificação tanto na coleta de informações, quanto no tratamento delas por meio se técnicas estatísticas. Exemplos: o teste de hipóteses, a regressão linear, programação linear.​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Sociologia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação