Para a determinação do numero de massa de um àtomo, considera-...

Para a determinação do numero de massa de um àtomo, considera-se somente a soma das partículas do núcleo. por quê?​

Jhoufernandes

- com a evolução da ciência e das tecnologias as descobertas das partículas que compõem o núcleo tem crescido muito e continuam a crescer (pósitrons, mésons, múons, quarks etc);

- para fins de estudo podemos adotar uma visão muito simples do átomo porque apenas três partículas subatômicas - próton, nêutron e elétron - influenciam o comportamento químico do átomo e seus compostos;

- prótons e nêutrons são encontrados no núcleo (que é extremamente pequeno) do átomo, conforme proposto por Rutherford;

- a maior parte do volume atômico é o espaço no qual o elétron é encontrado (eletrosfera). Eles são atraídos pelos prótons do núcleo pela força que existe entre as partículas de cargas elétricas opostas;

- os átomos têm massas extremamente pequenas (átomo mais pesado= 4 * 10⁻²² g) ;

- por ser incômodo expressar massas tão pequenas em gramas, usamos a unidade de massa atômica ou u (u= 1,66054 * 10⁻²⁴ g).

- as massas dos prótons e dos nêutrons são aproximadamente iguais, e ambas são muito maiores do que a do elétron: um próton tem uma massa de 1,0073 u, um nêutron de 1,0087 u e um elétron de 5,486 x 10⁻⁴ u;

- são necessários 1.836 elétrons para igualar a massa de um próton, logo, o núcleo contém a maior parte da massa de um átomo;

Mais perguntas de Química