Heredograma GeneDNAFenótipoGenótipoHeterozigotoHomozigotoDomin...

HeredogramaGene

DNA

Fenótipo

Genótipo

Heterozigoto

Homozigoto

Dominante

Recessivo

PFVR PRECISO MUITO

1 Resposta

Ver resposta
Murilo Muniz

Heredogramas são representações do mecanismo de transmissão das características dentro de uma família. Em outras palavras, são usados diagramas para representar as relações de parentesco onde cada indivíduo é representado por um símbolo.

Gene, em biologia, é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica e ordenada de ácidos nucleicos que codifica um produto funcional específico.

DNA: O ácido desoxirribonucleico é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo.

O fenótipo são as características observáveis ou caracteres de um organismo ou população, como: morfologia, desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e comportamento. O fenótipo resulta da expressão dos genes do organismo, da influência de fatores ambientais e da possível interação entre os dois.

O genótipo é a parte da composição genética de uma célula e, portanto, de qualquer indivíduo, que determina uma de suas características. O termo foi cunhado pelo botânico dinamarquês, fisiologista e geneticista Wilhelm Johannsen em 1903

Heterozigoto:Na genética, os seres homozigotos possuem pares de genes alelos idênticos, enquanto os heterozigotos caracterizam os indivíduos que possuem dois genes alelos distintos.

Homozigoto é o indivíduo que recebe genes idênticos dos pais para uma determinada característica. Já o heterozigoto ocorre quando esse indivíduo recebe um gene da mãe diferente do gene herdado pai. Esses genes ocupam o mesmo lugar (chamado de "lócus") na formação de cromossomos homólogos.

Dominante:Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

Recessivo:Os genes dominantes são aqueles que definem as características apresentadas no fenótipo mesmo quando unidos com outro gene dominante ou recessivo: Homozigoto - AA, BB, VV. Heterozigoto - Aa, Bb, Vv.

EXPLICAÇÃO:

Heredograma:Representação das relações de parentesco entre indivíduos.

Gene:Porção de DNA que pode ser transcrita em moléculas de RNA. Contém as informações que serão passadas de geração a geração.

DNA:cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus.

FENÓTIPO:Conjunto de características do indivíduo que resulta da expressão do genótipo e da ação do ambiente.

GENÓTIPO:Conjunto de genes do indivíduo.

HETEROZIGOTO:Quando o indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene (Aa).

HOMOZIGOTO:Quando o indivíduo apresenta dois alelos iguais de um mesmo gene (AA ou aa).

DOMINANTE:O alelo expressa-se em condição homozigótica e em condição heterozigótica (AA ou Aa).

RECESSIVO:O alelo só se expressa em homozigose (aa).

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Química





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação