A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidroc...

A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos (compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono e hidrogênio) e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. A Petrobras, empresa petrolífera brasileira, produz diversos tipos de gasolina utilizando tecnologia própria, fabricando as diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e misturando-as entre si e com os aditivos, através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.

A gasolina, além de ser derivada do petróleo, lança na atmosfera gases que prejudicam a saúde humana e o meio ambiente, pois não há um motor que faz a combustão de forma correta. O principal produto da combustão da gasolina é o dióxido de carbono (CO2), mas infelizmente os gases de escapamento do automóvel contêm muito mais substâncias do que apenas dióxido de carbono.

Considere a reação de combustão balanceada do octano (principal componente da gasolina):

2 C8H18 + 25 O2 → 16 CO2 + 18 H2O

Qual é o VOLUME de CO2 liberado a partir de 4 mols de gasolina (C8H18)?

Considere: CNTP = 22,4 L

224 L
716,8 L
358,4 L
168,8 L
179,2 L

1 Resposta

Ver resposta
Elen

A opção correta é a e) I, II e III.

O craqueamento catalítico possibilita a conversão do petróleo, com cadeia longa e pesada, em etanol, gasolina e gás natural, de cadeia menor e mais leves. A quebra nas ligações gera liberação de energia que antes estava armazenada.

Dos produtos citados, o mais pesado é a gasolina, composta por uma mistura de hidrocarbonetos, sendo que o principal é o C8H18. O uso de catalisadores diminui a energia de ativação das reações, fazendo com que ocorra mais rapidamente. Logo, todas as afirmativas estão corretas.

Espero ter ajudado!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Química





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação