Que mudanças ficarão para os próximos anos após a passagem do...

Que mudanças ficarão para os próximos anos após a passagem do Corona Vírus? Comente em um parágrafo pequeno quais são os aspectos positivos e negativos enfrentados pelos brasileiros durante esta fase.

1 Resposta

Ver resposta
Kauany

Em quarentena, reflito sobre como o coronavírus se revela enquanto um significante potente para repensarmos os sentidos de sociedade, de humanidade e de afetos, sobretudo, no Brasil. Em meio ao contingencial e ao provisório, nos é permitido problematizar sobre quão producentes e propulsores de (des) estabilizações são os discursos relacionados ao vírus.  

 

 

Opero com a ideia de que, embora estejamos imersos em um cenário caótico de pandemia, em meio a milhares de mortes e de possibilidades de um colapso econômico de grandeza mundial, existem questões que nos permitem um olhar menos pessimista acerca do que vivenciamos/vivenciaremos durante esse isolamento ou confinamento impulsionado pela COVID-19. Esta é uma problematização concernente a 08 pontos que nos levam a pensar potencialidades do ser e estar no Brasil em tempos de pandemia e em face de discursos ultraconservadores. Permitam-me listar os referidos pontos:

 

1)Reafirmação do Sistema único de Saúde/SUS– mesmo com toda crítica que tenhamos acerca do SUS e de suas falhas, sua superlotação, precariedade da estrutura para o serviço prestado pelos profissionais da área, bem como a falta de equipamentos ou medicamentos,  não podemos deixar de considerar como é importante a existência de nosso sistema de saúde diante dessa e de outras epidemias . O que seria do povo brasileiro, em especial da camada majoritária da população, sem a coberta do Sistema Único?

 

2) Desestabilização do discurso do ‘Estado-mínimo’ –  Embora de forma conveniente e provisória, os liberais defensores do ‘Estado-mínimo’ têm reconhecido a importância de uma política com o ‘Estado forte’. Atualmente na Europa, por exemplo, cogita-se uma política de reestatização de serviços básicos na contramão da crise econômica a ser/já provocada pela pandemia ( vale salientar que esse debate de reestatização já vinha sendo pautado há algum tempo) .  

 

3) Desestabilização do discurso antivacina – Imersos em um contexto de diversas medidas profiláticas a serem tomadas contra a COVID19, as pessoas torcem para que cientistas desenvolvam, com brevidade, uma vacina que as imunize no tocante ao coronavírus. Esse é um movimento antagônico ao repertório discursivo de grupos emergentes diversos que defendem a não vacinação de crianças e jovens

Explicação:

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação