Oobjeto direto é o complemento verbal do qual se inicia com um...

Oobjeto direto é o complemento verbal do qual se inicia com uma preposição. entretanto, já me fora citado a existência do objeto direto preposicionado, e o complemento relativo. então, eu vos pergunto: tais variações que chegam a ser extremamente semelhantes, se não iguais, ao objeto indireto, existem de fato nas normas cultas da língua portuguesa?

1 Resposta

Ver resposta
Gustastrada

Boa noite!


Sim, o objeto direto quase sempre vem sem preposição, mas às vezes vem iniciado por preposição, que é o caso do objeto direto preposicionado, no entanto o objeto direto preposicionado não é a mesma coisa que o objeto indireto. O objeto indireto vem com preposição porque o verbo a exige.


O objeto direto preposicionado é usado para dar ênfase, um realce para o que vai ser falado, é utilizado, geralmente, com os verbos: adorar, amar, louvar, clamar, etc. A preposição não é usada porque o verbo a exigiu, mas sim para dar realce. Exemplos:


Eu adoro a Deus. [Quem adora, adora alguém ou algo]

Eu só amo a você. [ Quem ama, ama alguém ou algo]


Logo concluímos que a preposição não foi utilizada por conta da regência do verbo, mas sim para realçar o que é dito.


Agora observe esta frase:


Eu adoro o seu jeito de ser.


Nesse caso, o objeto direto não precisa da preposição para realçar o que foi dito, logo é apenas obejeto direto. Não pode usar a preposição "ao" nessa frase porque fica estranho, se você percebe que fica estranho não use.


Bons estudos!!!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação