Obito do Autor ..] expirei às duas horas da tarde de uma sexta...
Obito do Autor ..] expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na
minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era
solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos
Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia - peneirava
- uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles
fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa idéia no discurso que proferiu á beira de minha
cova: - "Vós, que o conhecestes, meus senhores, vos podeis dizer comigo que a natureza
parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a
humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul
como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe roi à natureza as mais intimas
entranhas, tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado."
Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei.
(ASSIS Machado de. Memória póstumas de Brás Cubas.)
Apolices: ações, titulos.
Na cena, Brás Cubas narra o seu próprio enterro. Seu olhar irônico é demonstrado:
a) pela descrição sombria do próprio funeral aliada à pequena quantidade de pessoas no
evento
b) pelo comentário final do narrador, que sugere que a fidelidade do amigo exposta no discurso
emocionado é, na verdade, motivada por interesses financeiros (iria herdar algumas
apólices).
c) pelo próprio ato de um defunto-autor narrar seu próprio funeral.
d) pelo discurso do fiel amigo, que caracteriza Brás Cubas como "ilustre"
me ajudem
quem me ajudar eu sigo de volta
mas preciso muito da sua ajuda
minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era
solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos
Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia - peneirava
- uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles
fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa idéia no discurso que proferiu á beira de minha
cova: - "Vós, que o conhecestes, meus senhores, vos podeis dizer comigo que a natureza
parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a
humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul
como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe roi à natureza as mais intimas
entranhas, tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado."
Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei.
(ASSIS Machado de. Memória póstumas de Brás Cubas.)
Apolices: ações, titulos.
Na cena, Brás Cubas narra o seu próprio enterro. Seu olhar irônico é demonstrado:
a) pela descrição sombria do próprio funeral aliada à pequena quantidade de pessoas no
evento
b) pelo comentário final do narrador, que sugere que a fidelidade do amigo exposta no discurso
emocionado é, na verdade, motivada por interesses financeiros (iria herdar algumas
apólices).
c) pelo próprio ato de um defunto-autor narrar seu próprio funeral.
d) pelo discurso do fiel amigo, que caracteriza Brás Cubas como "ilustre"
me ajudem
quem me ajudar eu sigo de volta
mas preciso muito da sua ajuda
1 Resposta
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Ao falarmos em narração, logo nos remete à ideia do ato de contar histórias, sejam estas verídicas ou fictícias.a [retirantes e a pintura feita em 1944 pelo artista brasileiro cândido Portinari
Explicação:
espero ter ajudado ajudado beijo
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