Leia o texto a seguir para responder as questões de 01 a 05A c...

Leia o texto a seguir para responder as questões de 01 a 05
A cumbuca de ouro e os marimbondos

Havia dois homens, um rico e outro pobre, que gostavam de fazer peças um ao outro. Foi o compadre pobre à casa do rico pedir um pedaço de terra para fazer uma roça. O rico, para fazer peça ao outro, lhe deu a pior terra que tinha. Logo que o pobre teve o sim, foi para a casa dizer à mulher, e foram ambos ver o terreno. Chegando lá nas matas, o marido viu uma cumbuca de ouro, e, como era em terras do compadre rico, o pobre não a quis levar para a casa, e foi dizer ao outro que em suas matas havia aquela riqueza. O rico ficou logo todo agitado, e não quis que o compadre trabalhasse mais nas suas terras. Quando o pobre se retirou, o outro largou-se com a sua mulher para as matas a ver a grande riqueza. Chegando lá, o que achou foi uma grande casa de marimbondos; meteu-a numa mochila e tomou o caminho do mocambo do pobre, e logo que o avistou foi gritando: “Ó compadre, fecha as portas, e deixa somente uma banda da janela aberta!” O compadre assim fez, e o rico, chegando perto da janela, atirou a casa de marimbondos dentro da casa do amigo, e gritou: “Fecha a janela, compadre!” Mas os marimbondos bateram no chão, transformaram-se em moedas de ouro, e o pobre chamou a mulher e os filhos para as ajuntar. O ricaço gritava então: “Ó compadre, abra a porta!” Ao que o outro respondia: “Deixe-me, que os marimbondos estão-me matando!” E assim ficou o pobre rico, e o rico ridículo.
Sylvio Romério- Contos polulares

1. Reescreva as frases do texto, substituindo as palavras em DESTAQUE por sinônimos. Considere o contexto de emprego dos vocábulos e faça os ajustes necessários.

a) Logo que o pobre teve a CONFIRMAÇÃO de que receberia a terra, foi para casa contar á mulher, e AMBOS foram ver o terreno.

b) Logo que o compadre rico AVISTOU o compadre pobre, foi gritando: - Ó compadre, fecha as portas, e deixa SOMENTE um lado da janela aberto!

c) Mas os marimbondos bateram no chão e TRANSFORMARAM-SE em moedas de ouro. O pobre chamou a mulher e os filhos para AJUNTÁ-LAS
Sem título

2. Observe o narrador do conto.
a) Qual é a pessoa do discurso que ele utiliza para apresentar os fatos? Comprove sua resposta com um fragmento do texto.

b) O que isso representa em relação ao ponto de vista do narrador?

3. No conto popular em estudo, o autor emprega reiteradamente os vocábulos RICO e POBRE. Observe os fragmentos a seguir.

I. O RICO, para pregar uma peça ao outro, deu-lhe a pior terra que tinha. Logo que o POBRE teve a confirmação de que receberia a terra, foi para casa contar à mulher, e foram ambos ver o terreno.

II. O RICO ficou logo todo agitado, e não quis que o compadre trabalhasse mais nas suas terras. Quando o POBRE se retirou, o outro correu com sua mulher para a mata a fim de ver a grande riqueza.

III. Logo que o compadre RICO avistou o compadre POBRE foi gritando: Ó compadre, fecha as portas, e deixa somente um lado da janela aberto!

IV. E assim ficou o POBRE RICO, e o RICO ridículo.

a) Qual é a função dos vocábulos rico e pobre no fragmento I?

b) E no fragmento II, eles exercem a mesma função?Justifique-se.

c) Faça o mesmo raciocínio para analisar os fragmentos III e IV.

d) Em qual das ocorrências anteriores rico e pobre são adjetivos? Por quê?

4. Releia os parágrafos/linhas 6, 7 e 8 do texto.

a) A conjunção mas (parágrafo 8) contrapõe duas ideias. Indique-as.

b)Por qual palavra essa conjunção poderia ser substituída sem prejuízo para o sentido original da frase? Justifique.
Sem título

5. Atente para os fragmentos do texto que seguem.

I-LOGO QUE o pobre teve a confirmação de que receberia a terra, foi para casa contar à mulher, e foram ambos ver o terreno.

II- QUANDO o pobre se retirou, o outro correu com sua mulher para a mata a fim de ver a grande riqueza (parágrafo 3).

III- LOGO QUE o compadre rico avistou o compadre pobre, foi gritando: Ó compadre, fecha as portas, e deixa somente um lado da janela aberto! .

a) Se trocarmos as expressões em DESTAQUE uma pela outra, haverá mudança de sentido? Justifique

b) Por quais outras expressões cada um dos termos em destaque poderia ser substituído sem prejuízo para o sentido original das frases?

1 Resposta

Ver resposta
Isadoradp

resposta:

preciso muito dessa resposta se alguém souber e me ajudar sou grata de mais

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação