Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, in...

Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então, a rã pulou para o seu colo e disse:- Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre…… E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: – Eu, hein?… nem morta! (Luís Fernando Veríssimo) 1-O texto que você acabou de ler é um conto de fadas comum? Justifique sua resposta. 

2-Qual é o tipo de narrador presente no conto? 

3-Como é a princesa do conto?

4-O que o sapo queria que a princesa fizesse após o casamento? 

5-Qual sua opinião sobre o final do conto? Caso você fosse a princesa ou o sapo, faria o mesmo? 

6-Descreva os personagens do conto. 

7-Descreva o ambiente (espaço) do conto. 

8-Na sua opinião, a princesa agiu certo? Justifique. 

1 Resposta

Ver resposta
Arthur Camacho

1 - O filme se passa no Nazismo, onde a Pequena Liesel é adotada por uma família na Alemanha, onde, no decorrer do filme recebe um refugiado Judeu, e sua nova família se vê obrigada a escondê-lo.
2 - Nazismo - Regime controlado por Adolf Hitler, que perseguia na sua maioria, Judeus, Negros, Gays e etc.
     Segunda Guerra - A guerra que envolveu a morte de milhões de pessoas, que acabou contribuindo para avanços tecnológicos da época, e que teve como foco a Alemanha Nazista,  A Itália Fascista e a Rússia Comunista.
3 - A família original de Liesel aparece de forma rápida no filme, sendo que a mesma escapava do caos da 2° guerra, e que se viu obrigada a levar seus dois filhos para a adoção, donde o mais novo morreu na viagem, a diferença das duas famílias, estava na sua forma de viver.
4 - Liesel é recepcionada na escola como uma estranha, por vir a tona como filha inesperada do casal que a adotou e foi aonde conheceu seu melhor amigo (Rudy), o incidente que marcou a escola no filme, foi a notícia que Max (Judeu refugiado na casa de Liesel) estava vivo, depois da forte doença que teve.
5 - A relação básica, é que Liesel roubava livros, tanto para 'aumentar' seu vocabulário, ler para Max no seu tempo de sofrimento, e principalmente por seu gosto pela leitura.
6 - Foi o livro do coveiro, depois da morte de seu irmão, ela não sabia ler, e sua primeira leitura foi com a ajuda de seu pai adotivo (Hans).
7 - Rudy - Menino do cabelo da cor de limão, de coração bom e que queria se tornar o 'mais rápido', sua importância foi de tamanha necessidade, pois deu mais animação a vida da Liesel, e foi seu melhor amigo.
     Max - Judeu que ficou escondido na casa da Liesel, teve importância na mentalidade e afeto de Liesel, que passou a se interessar mais por sua pessoa, a ponto de 'fazê-la' roubar livros nos tempos difíceis dele..
8 - O narrador da história é a própria Morte.
9 - Hans teve importância para  Liesel, pois representou o se Pai verdadeiro, que a deu afeto e carinho, por toda a história, e a fez ter seu tamanho interesse por livros.
10 - Porque nunca havia se sentido tão feliz, com uma 'família' de verdade, em meio ao caos que habitava aquele tempo.
11 - Buscava significados das palavras que não entendia, fugia para seus 'crimes' não serem descobertos, pois acabava por roubar os livros da mulher do prefeito.
12 - O ódio em que via naquele momento, a fez ver o clima severo que percorria por todo o mundo naquele instante, medo, insegurança, aspectos da Alemanha Nazista.
13 - O fato de querer ser o medalhista Americano Negro Jesse Owens, nas olímpiadas de Berlim em 1936.
14 - Pontos negativos - Ter um enfoque maior na perseguição aos Judeus somente, e esquecer de outros aspectos negativos da guerra.
       Pontos positivos - Boa adequadação do livro, e realismo em suas cenas.
15 - A inocência, e o bem que fizeram a Liesel no decorrer do filme, a mostrando os caminhos certos a serem seguidos, mostrar a compaixão e carinho, quando menos se esperava.​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação