Compreensão e Interpretação de Texto Ogro De Cada UmUm monstro...

Compreensão e Interpretação de Texto Ogro De Cada Um

Um monstro azul. Tamanho de urso e dentes de tigre. Olhos vermelhos e unhas compridas, afiadas. Ele mora debaixo da cama e só aparece de noite, bem na hora em que a gente vai dormir. É o ogro malvado da imaginação de Pedro, um piazito de três anos, idade em que o medo começa a aparecer na vida de todo mundo.
Ter medo é humano. Tento desmoralizar o ogro. Digo que é babão, que é bocó, que tem asco de lesma e foge de guri que solta pum. Pedro ri e depois vai dormir. Sei que daqui a pouco o ogro vai sumir nos desvãos da memória infantil. Mas tenho medo dos medos que ainda virão. Medo de errar e de acertar. Medo de escolher. Medo de que as coisas aconteçam depressa demais. Ou de que demorem muito para acontecer. Medo de perder oportunidades, de não estar preparado para aproveitá-las . Ou de não reconhecê-las quando elas aparecem.
A novela Fera na Selva , do genial Henry James, conta a história de um homem que passa a vida inteira esperando que algo extraordinário aconteça. É uma espera trágica porque, em sua patética cegueira, ele se frustra com a demora sem perceber que, desde cedo, a sorte de um grande amor o estava rondando. Há algo pior do que passar pela vida com a permanente sensação da espera?
Tenho medo de sentir medo de viver. Mais do que parar na sinaleira à noite. Mais do que votar errado. Por isso berro a cada gol do meu time. Por isso presto atenção no cheiro do vinho, no gosto dos alimentos, no calor do corpo das pessoas de quem gosto. E quando me sinto piegas por pensar assim, ligo a TV e vejo as bombas dos terroristas, vejo as bombas do Bush, vejo a enorme escalada de violência que se noticia no dia-a-dia, aí me sinto melhor por enfrentar o medo. Do vestibular, do mercado de trabalho, do casamento, de ter filhos, da velhice, da morte. Em guarda! Viver é duelar com o ogro azul. Me atraco com ele, lanhado pelas presas, sovado pelas garras medonhas, mas sempre olhando no fundo dos olhos vermelhos do medo. E no fim ainda grito: buuu!

Marcelo Canellas
01.Em apenas uma linha, sobre o que trata a crônica “O ogro de cada um”?

02. O ogro é real para Pedro? Justifique.

03. Quais as características desse gênero textual percebe-se no texto? Explique.

04 Observa-se que é uma crônica narrativa. Pode-se afirmar que ela tem também como objetivo a reflexão? Explique.

03. Indique três temores do narrador.

04. Retire dois vocábulos em que o narrador utiliza o coloquial na crônica.

05. Leia o fragmento abaixo:
Medo de perder as oportunidades, de não estar preparado para aproveitá-las . Ou de não reconhecê-las quando elas aparecem.
Aponte, no texto, um exemplo que é citado pelo autor dentro dessa ideia.

06. De acordo com o quarto parágrafo , como o narrador faz para superar seus medos? Comente.
07. Conforme o último parágrafo, há situações bem piores que as preocupações do narrador. Explique.

08.O narrador não manteve a mesma conduta adotada contra o ogro no início da narrativa? Argumente.

1 Resposta

Ver resposta
Tira Duvidas

a) Chapeuzinho Amarelo , Chapeuzinho medrosa

b) O assunto principal é o medo de chapeuzinho por tudo.

c) Chapeuzinho Amarelo

d) medo

Explicação:

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação