“para que haja conduta ética é preciso que exista o agente con...

“para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. a consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e seus sentimentos e pelas consequências do que faz e sente. consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética”.
após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: chauí, marilena. convite a filosofia. ática: são paulo, 2000. p. 135.

considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base ética, estética e educação sobre a relação entre o conceito de ética , assinale a alternativa correta:
a a moral parte de uma reflexão sobre as ações humanas, enquanto que a ética estabelece regras de costumes.
b a ética se baseia em um código moral rígido, o que impede a reflexão sobre as ações.
c a noção de meta-moral assume diferentes significados em culturas diversas e no decorrer da história.
d a moral seria uma meta-ética, no sentido de que questiona os princípios e as normas éticas.
e podemos distinguir ética e moral, pois, a ética seria mais teórica e a moral mais prática.

1 Resposta

Ver resposta
daymano

1)"A tradução estereotipada de tudo, até mesmo do que ainda não foi pensado, no esquema da reprodutibilidade mecânica supera em vigor e valor todo verdadeiro estilo, cujo conceito serve aos amigos da cultura para transfigurar em algo de orgânico o passado pré-capitalista." (ADORNO & HORKHEIMER, 1985, p. 105)  ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida, Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

correta       c)  Indústria Cultural.

2)"[...] a força de trabalho é mercadoria inteiramente especial, já que é a mercadoria cujo valor próprio de uso tem a propriedade peculiar de ser fonte de valor. Em outros termos, aquela mercadoria que é a força de trabalho não somente tem seu valor, mas também tem a propriedade de produzir valor. Com efeito, tendo comprado a força de trabalho, o possuidor dos meios de produção tem o direito de consumi-la, isto é, de obrigá-la a trabalhar, por exemplo, por doze horas; mas em seis horas (tempo de trabalho "necessário"), o operário cria produtos que são suficientes para cobrir as despesas com sua própria manutenção, ao passo que, nas seis horas restantes (tempo de trabalho "suplementar"), cria um produto que o capitalista não paga." (REALE & ANTISERI, 2005, p. 181).  

REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia: do Romantismo ao Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus, 2005.

O trecho acima se refere a uma das críticas que Marx tece ao analisar o trabalho no sistema capitalista. Assinale a alternativa que indica a alternativa correta com relação a isso.

correta         c)Esse produto suplementar não pago pelo capitalista ao operário é aquilo que Marx chama de mais-valia.

3)"A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação. De tal modo ela precede quaisquer outras que creio não ser possível nem necessário justificá-la. Não consigo entender como até hoje mereceu toda atenção. Justificá-la teria algo de monstruoso em vista de toda monstruosidade ocorrida. Mas a pouca consciência existente em relação a essa exigência e as questões que ela levanta provam que a monstruosidade não calou fundo nas pessoas, sintoma da persistência da possibilidade de que se repita no que depender do estado de consciência e de inconsciência das pessoas." (ADORNO, 1995, p. 119).  

ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In:. Educação e Emancipação.Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. P.Levando em consideração o trecho acima e seus conhecimentos sobre a teoria crítica de Adorno, assinale a alternativa correta

correta      d)Para Adorno, nada é mais urgente e necessário do que colocar a frente a meta de uma educação contra a barbárie

4)Se a barbárie é o oposto da formação, a escola tem a tarefa de contribuir para a desbarbarização da humanidade, por mais ¿limitados que sejam seu âmbito e suas possibilidades¿ (ADORNO, 1999, 176). A questão é, porém, saber em que medida a educação não tem se transformado, ela própria, em uma teoria e prática legitimadoras da barbárie. (Ramos-de-Oliveira, 2014).  Com base no texto, assinale a alternativa correta.  

correta   a)A questão que se põe é compreender se a própria educação não acaba legitimando a barbárie.

5)Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.[...]. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética. (CHAUÍ, 2002, p. 337).

No trecho acima, Chauí (2002) trata da ética. Com base nisso assinale a alternativa correta.  

correta     a)A ética está relacionada com o sujeito consciente, pois a consciência é requisito indispensável para uma conduta ética.  

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação