Leia os textos a seguir: Texto 1:Em 1987, outros países se une...

Leia os textos a seguir: Texto 1:

Em 1987, outros países se unem ao Programa Regional do Menino Abandonado e de Rua, graças ao constante trabalho de promoção, junto aos governos e instituições privadas de toda a região, realizado pelos escritórios do UNICEF em diversos países.

Os países que se incorporam este ano e os que o fariam no futuro, estimado como de médio prazo, contarão, junto com as suas iniciativas, potencialidades e idiossincrasias particulares, com os resultados das experiências obtidas, acumuladas e avaliadas durante quatro anos. Os êxitos, retrocessos, obstáculos e a consolidação das conquistas no espaço destes poucos anos constituem um precioso bem para os países que se iniciam no processo.

Um dos objetivos propostos para 1987 pelo Programa Regional do “Menino Abandonado e de Rua” é favorecer a difusão da informação e a divulgação destes modelos de atenção não convencionais. O Escritório Regional tem a responsabilidade da produção, reprodução e distribuição do material escrito e audiovisual referente a metodologias, modelos de atenção ao menino e menina abandonados ou em situação de alto risco.

Com este material de divulgação, espera-se difundir especialmente as experiências positivas ajustadas aos princípios propostos pelo UNICEF: baixo custo, ampla cobertura, sem institucionalização do menor, participação da comunidade e vinculação estreita com os serviços básicos urbanos.

É necessário realizar um esforço para a divulgação do material escrito e audiovisual correspondente a projetos tais como o de Coatzacoalcos, no México; os resultados obtidos conforme o modelo de atenção “República de Pequeno Vendedor”, em Belém do Pará ou em Jaboatão (Recife), no Brasil; o modelo aplicado para gerar renda no “Salão do Encontro”, localizado em Betim, Minas Gerais, Brasil; o projeto Ação Guambras, no Equador; assim como os que funcionam e foram avaliados na Colômbia, entre os quais devem ser ressaltados os de Bucaramanga e Bogotá, desenvolvidos por instituições do setor público e privado, estreitamente vinculados ao UNICEF.

Estes novos projetos postos em prática e os que estão por se formar demandam recursos econômicos que deverão ser fornecidos pelos governos, organizações nacionais privadas e pela cooperação internacional de organismos como o UNICEF. Igualmente, deverão ser feitos importantes esforços para a seleção e formação de recursos humanos capazes de levar adiante e com êxito os modelos de atenção propostos, já testados e avaliados nos países promotores. Dentro desta necessidade de capacitar merece atenção especial o Educador de Rua, chave do êxito na execução de todo o projeto.

FONTE: FREIRE, P. Educadores de rua: uma abordagem crítica – alternativas de atendimento aos meninos de rua. Bogotá: Gente Nueva. Unicef. Série Metodológica. Nº 1. pp. 8-9. Adaptado.

Texto 2:

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

FONTE: BRASIL. ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990.

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmativas a seguir:

I. Um componente substantivo dos anos 1960 no Brasil foi o da consciência e da mobilização das classes e setores populares, apoiados por intelectuais, educadores profissionais e políticos, no sentido de negação do capitalismo vigente.

II. As experiências de aproximação da política de educação expressam hoje movimentos importantes para a compreensão de como a educação se articula e se consolida com outras instituições, políticas e sujeitos sociais.

III. A relação escola e comunidade pode ser marcada pela experiência de diálogo, de trocas, de construção de saberes e pela possibilidade de juntas auxiliar a superação de preconceitos, muitos deles calcados em estereótipos de classe, raça/etnia, gênero, orientação sexual, geração, dentre outros.

IV. Por volta dos anos 1990, o reconhecimento por parte dos organismos internacionais dos efeitos sociais das políticas econômicas até então implementadas, levou à formulação de estratégias em relação às políticas sociais, objetivando o alívio da pobreza, às quais foram subordinadas as políticas para a educação.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Grupo de escolhas da pergunta

III e IV.

II e III.

II, III e IV.

I e III.

I, II e IV.

1 Resposta

Ver resposta
Tay

II e III

Explicação:

A Eduacação no período convém não reconhecer a questão econômica.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação