Acrítica à sociedade capitalista se apresentou viva no século...

Acrítica à sociedade capitalista se apresentou viva no século xix. nela, o movimento socialista foi sua maior expressão. muitos pensadores passaram a considerar a economia de mercado fundada na produção industrial o principal fator dos problemas sociais. marx e o materialismo histórico dialético expressaram o maior pensamento de crítica ao capitalismo. o pensador alemão defendeu a superação do capitalismo por um movimento revolucionário feito pela classe operária. as críticas de marx à sociedade capitalista se fundamenta na tese da propriedade dos meios de produção pela classe dominante, a burguesia. a luta de classes é, segundo ele, historicamente a luta entre proprietários e não proprietários. qual das afirmações abaixo expressa o pensamento de marx?
alternativas

a luta de classes na sociedade capitalista se dá pelo controle da burguesia sobre os meios de produção e a condição do proletário de sobreviver vendendo a sua força de trabalho. para marx, a sociedade capitalista é uma sociedade de homens livres perante a lei, mas a grande maioria dos seres humanos estão impossibilitados de sobreviver sem ter que vender a sua força de trabalho.

a burguesia é, para marx, uma classe revolucionária e libertadora. ela permite a todos os seres humanos serem senhores do seu destino. para ele, o proletário deveria parar de vender a sua força de trabalho para garantir a sobrevivência. a burguesia permite que isso aconteça.

marx foi um dos maiores defensores da propriedade privada. para ele, a única forma de se alimentar o progresso humano é defendendo o direito individual a propriedade. na sua luta, ele considerava que a revolução se daria quando todos se transformassem em burgueses.

o socialismo de marx considerava possível atingir uma sociedade onde todos fossem iguais materialmente. a maneira mais rápida, para ele, de se chegar a essa condição, seria defender a doação filantrópica dos burgueses aos trabalhadores.

a liberdade é tema central nas teses do pensador alemão e do socialismo de forma geral. marx condena uma sociedade sem classes sociais. para ele, o fundamento da liberdade é a diferença. por isso, todos devem fazer o que desejam sem comprometimento com os interesses coletivos.

1 Resposta

Ver resposta
Alexandre

Resposta correta: Letra A.

Podemos chegar a tal resposta ao analisarmos todas alternativas e entendermos o que está errada em cada uma. Começando pela letra B, ela está errada porque Marx não acreditava que a burguesia era libertadora, muito pelo ao contrário, é a classe burguesa que escraviza e aliena a classe proletária. A letra C está incorreta no sentido de que Marx repugnava a propriedade privada porque é ela que gera a desigualdade e dominação de um sobre o outro, para ele, todos deviam ter uma propriedade, não necessariamente sua mas que possa usufruir e viver nela.

A letra D está incorreta porque não deveria ocorrer a doação filantrópica para os trabalhadores, não principalmente e primeiramente, teriam outros caminhos para chegar à igualdade. A letra E está incorreta porque para Marx não é a diferença que fundamenta a liberdade, na verdade é ela que retira a liberdade de alguns e dá mais liberdade à outros.​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação