Em um de seus textos, a historiadora Gabriela Rodrigues afirmo...

Em um de seus textos, a historiadora Gabriela Rodrigues afirmou:"A veiculação dos eventos realizada pelos meios de comunicação resulta em uma relação, aparentemente, paradoxal, entre superinformação e subinformação, ou seja, muita quantidade e pouca qualidade. A própria mídia cria a necessidade do sensacional; cria a fome do acontecimento com a imediata legitimação histórica. Decorre desse quadro a produção de um conhecimento fragmentado, não sistematizado e que, na maioria das vezes, banaliza os elementos significativos para a sua compreensão crítica".

Um dos desafios contemporâneos do ensino de História diz respeito à inter-relação entre uma vivência acelerada do tempo e o excesso de informações proporcionado pela Internet.

- De que forma você, como futuro professor, trabalharia, em sala de aula, a diferença entre opinião, conhecimento histórico e valoração moral de um determinado conhecimento?

- Quais práticas você desenvolveria para o enfrentamento da banalização e da fragmentação da informação e para a construção do conhecimento histórico?

Responda a essas perguntas elaborando um texto que posicione a escola como um espaço de enfrentamento para esses desafios.

0 Respostas

Ana Clara Policarpo está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Matemática





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação