UFT TO/2009) Em 1921, a Rússia conhece a mais terrível fome da...

UFT TO/2009) Em 1921, a Rússia conhece a mais terrível fome da sua História: “(...) há vários meses, 9/10 da população não come mais pão. Primeiro, misturaram o que restava de farinha com todo tipo de ervas, depois comeram as ervas puras e depois, quando não restava mais nada, cozinharam e engoliram argila. (...) A cada dia, até a colheita, aumentará o âmbito das províncias e distritos onde não subsiste absolutamente mais nada que um ser humano possa comer” (PASCAL, Pierre, Meu estado da alma. Meu diário da Rússia, tomo III, 1922-1926. L’Age d’Homme, Lausanne, 1982. apud. SALOMONI, Antonella. Lênin e a Revolução Russa. São Paulo: Ática, 1997, p. 133).

Sobre a crise do regime soviético é INCORRETO afirmar:

a) Diante da degradação da economia agrícola, devastada pelo conflito bélico, Lênin impõe o abandono do comunismo de guerra e a passagem para a fase de desenvolvimento da chamada Nova Política Econômica (NEP).

b) Na primavera de 1921, enquanto a degradação da produção agrícola, devastada pela guerra, e as magras colheitas repercutiam de forma drástica na economia da Rússia, em contrapartida, assiste-se a recuperação de seu parque industrial e sistema de transporte e prosperidade na zona rural.

c) Na cúpula do partido comunista havia a consciência de uma “contrarrevolução camponesa”; os dirigentes procuram tirar lições do episódio de Kronstadt e inquietam-se com o esgotamento dos operários. Ocorrendo um recuo econômico, que significou, acima de tudo, abandonar o “comunismo de guerra”.

d) No mesmo momento em que o general Tukatchevski marcha sobre Kronstadt, abre-se em Moscou o Décimo Congresso do Partido Comunista. Apelando para o fim do ‘estado de urgência’, Lênin impõe a passagem para a Nova Política Econômica (NEP).

0 Respostas

Apatroa Sueli está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação