Texto 1 -Mundo Islâmico Arábia pré-islâmicaAté o século VI, os...

Texto 1 -Mundo Islâmico Arábia pré-islâmica
Até o século VI, os vários povos da península arábica tinham diferentes formas de viver.
- árabes do litoral – povos sedentários que moravam em cidades próximas do Mar Vermelho, como Meca e Yatrib. Eram cidades importantes com centros de comércio, por onde passavam caravanas de mercadores.
- árabes do deserto – povos seminômades que vivam em torno do oásis da península. Dedicavam-se à produção artesanal e a criação de ovelhas, cabras e camelos.
Na cidade de Meca havia um templo chamado Caaba, com os ídolos das principais divindades cultuadas à época e a Pedra Negra, considerada sagrada pelos árabes. A Pedra Negra , provavelmente um pedaço de meteorito, está encravada em um dos cantos da Caaba. O conjunto fica ao centro da Grande Mesquita de Meca, na Arábia Saudita.
A existência desse templo fazia de Meca um importantes ponto de encontro dos povos da região. Além disso a cidade transformou-se no principal centro comercial dos árabes, recebendo pessoas e mercadorias de diversos locais .
A religião islâmica prega a submissão plena do ser humano aos preceitos de Alá, o Deus único, criador do Universo. A palavra Alá significa em árabe, “o Deus”. Aquele que tem fé em Deus é muçulmano.
O islamismo é uma das religiões mais influentes na atualidade. Suas cidades sagradas – Meca e Medina – situadas na atual Arábia Saudita, receberam cerca de 2 milhões de peregrinos muçulmanos no mês sagrado de seu calendário (Ramadã).
Alcorão : livro sagrado
Além das normas religiosas, o Alcorão inclui preceitos jurídicos , morais , econômicos e políticos que orientam o cotidiano da vida social. Proíbe por exemplo, que os fiéis comam carne de porco, consumam bebidas alcoólicas ou pratiquem jogos de azar. O roubo é severamente punido. A poligamia masculina (casamento do homem com mais de uma mulher) é permitido.
Princípios básicos
-- crer em Alá, o Deus único, e em Maomé, seu profeta;
--fazer cinco orações diárias como rosto voltado para a direção de Meca;
-- ser generoso com os pobres e dar esmolas;
--cumprir jejum religioso durante o Ramadã(mês sagrado);
-- ir em peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida, se houver condições físicas e financeiras
Império Islâmico
Após a morte de Maomé e sob liderança dos califas, ocorreu uma grande expansão territorial árabe— a busca de terras férteis; o interesse na ampliação das atividades comerciais; e as guerras santas contra os “infiéis” , ou seja, a luta para difundir e preservar o islamismo.
Declínio do Império
A partir do século VIII, o poder central nos vários territórios conquistados pelos muçulmanos passou enfrentar crises internas provocadas, em sua maior parte, pelas rivalidades entre califas—levou o desmembramento do Império Islâmico e à formação de Estados muçulmanos independentes , como o de Córdoba (na atual Espanha) e o do Cairo (no atual Egito).
No plano externo, os árabes enfrentaram a reação de povos cristãos. Na península Ibérica, por exemplo, os cristãos uniram-se para expulsá-los de seus territórios. No Oriente, entre os século XVIII e XV, uma série de povos invasores acabou conquistando os territórios dominados pelos árabes.
ATIVIDADE texto 2
1)Pesquise : o que os árabes trouxeram para a cultura brasileira? ​

0 Respostas

Alexandre está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação