“Os cultos afro-brasileiros eram uma questão de polícia. Dava...

“Os cultos afro-brasileiros eram uma questão de polícia. Dava cadeia. Até hoje, nos museus da polícia do Rio de Janeiro ou da Bahia, podemos encontrar artefatos cultuais retidos. São peças que provavam a suposta delinquência ou anormalidade mental da comunidade negra. Na Bahia, o Instituto Nina Rodrigues mostra exatamente isso: que o negro era um camarada doente da cabeça por ter sua própria crença, seus próprios valores, sua liturgia e seu culto. Eles não podiam aceitar isso." Retirado do Portal Afro: acessado em 25/09/2013. A partir do trecho acima citado, é possível desconsiderar que: *
10 pontos
(a) mesmo com todo o tipo de repressão a que estavam sujeitos, os africanos escravizados ainda buscaram manter vivas suas tradições culturais religiosas.
(b) apesar da escravidão a que estavam sujeitos, os africanos praticavam seus cultos religiosos.
(c) ao chegarem ao Brasil e passarem a conviver com os europeus, os africanos escravizados resistiram e seus traços culturais originais foram mantidos e hoje são patrimônios históricos do Brasil.
(d) Castro Alves e seus seguidores estavam certos ao afirmarem que os africanos eram degenerados por não aceitarem a cultura europeia como superior às suas.
(e) a resistência para manter vivas a tradições religiosas deu origem ao sincretismo religioso hoje existente no Brasil.

1 Resposta

Ver resposta
Ruiva

letra C

bons estudos fique em casa arombado

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação