Observe o relato, em português arcaico, de Álvaro Velho, croni...

Observe o relato, em português arcaico, de Álvaro Velho, cronista e tripulante da expedição comandada por Vasco da Gama em 1497.

“O descobrimento da Índia se fêz em tempo d’El Rey Dom Manuel, no anno de 1497, por Dom Vasco da Gama, fidalgo de sua caza; costeando a costa de Guiné e Angola, chegou ao Cabo da Boa Esperança, onde acabando-lhe a terra austral pela, qual tantos dias avia negado, guiado por Deos Nosso Senhor, que por roteiros nem informações que levasse a que parte do mundo a India estava e só aquelle esforço invencível animo não temeo dobrar o dito cabo, &”.

VELHO, Álvaro. Roteiro da Viagem que em Descobrimento da India Pelo Cabo da Boa Esperança fez Dom Vasco da Gama em 1497. Porto: Diogo Kopke, 1838.

Por qual razão o autor do texto afirma que atravessar o Cabo da Boa esperança significava a vitória por um “esforço invencível”?

A
Porque significava que os portugueses haviam concluído o périplo africano, objetivo final das Grandes Navegações.

B
Porque representava a certeza de que os navegadores portugueses encontrariam novas terras onde poderiam obter metais como ouro e prata.

C
Porque, ao transpor esse ponto, que era o extremo sul da África, aumentavam-se as possibilidades portuguesas de encontrar uma rota alternativa para o Oriente.

D
Porque os portugueses poderiam negociar diretamente com os genoveses e venezianos, os quais dominavam o comércio de especiarias no Mediterrâneo.

E
Porque comprovava que Cristóvão Colombo não havia chegado às Índias e, assim, demonstrava a supremacia dos navegadores portugueses em relação aos espanhóis.

1 Resposta

Ver resposta
laufdrif

(C) Porque, ao transpor esse ponto, que era o extremo sul da África, aumentavam-se as possibilidades portuguesas de encontrar uma rota alternativa para o Oriente.

As Grandes Navegações tinham o objetivo de alcançar a Índias, no Oriente, por outras rotas - que não fossem a do Mediterrâneo, pois está estava sob o domínio monopolizado dos venezianos. 
Dessa forma, transpor o Cabo da Boa Esperança era ter a certeza de que os portugueses encontraram uma outra rota, se estabelecendo como concorrente dos italianos. ​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação