O homem moral adapta-se às circunstâncias de sua vida, nada qu...

O homem moral adapta-se às circunstâncias de sua vida, nada que esteja fora de sua situação. Ao se encontrar em uma situação de riqueza e honraria, ele se porta como alguém rico e honrado. Ao se encontrar em uma situação de pobreza e simplicidade, ele se porta como alguém em circunstâncias de perigo e dificuldade, ele age de acordo com o que se exige de um homem em tais circunstâncias. Em suma, não há situação na vida em que o homem moral se encontre em que ele não seja senhor de si mesmo. Quando em um alto posto, não tiraniza os subordinados. Quando em um cargo subordinado, não corteja favores dos superiores. Ele ajusta sua conduta pessoal e não busca nada dos outros; logo, não se queixa. Nãos e queixa de Deus, tampouco se lamenta dos homens.
Portanto, o homem moral vive o curso regular de sua vida, aguardando calmamente pelo desígnio de Deus, enquanto a pessoa vulgar opta por caminhos perigosos, esperando por golpes incertos da sorte.
(WILHELMR., Qian, S. MING, S. Introdução a Confúcio) (2011).

a) Aqueles que defendiam e praticavam os princípios do confucionismo buscavam atingir um modo de vida, chamado “Homem moral”. De acordo com o texto, qual era o comportamento esperado do homem moral diante das diversas situações da vida?

b) Para se atingir a vida do homem moral, o confucionismo também defendia que seus praticantes adotassem certos modelos de conduta diante dos outros. Como o homem moral deveria se comportar com os outros, segundo o texto?

0 Respostas

Edinaluna Douglas está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação