O biface de Manzanares ou San Isidro é um dos bifaces expostos...

O biface de Manzanares ou San Isidro é um dos bifaces expostos no Museu Arqueológico Nacional (Espanha). Esta peça da indústria lítica* é um dos exemplos mais característicos do Paleolítico Inferior. Foi localizado no depósito de San Isidro, na região da Terraza Del Manzanares (Madri). Para a elaboração deste grande espécime de pederneira, o uso do martelo duro com o macio provavelmente foi alternado, dando-lhe uma forma oval (tipologia lanceolada) e arestas muito regulares. Os bifaces são definidos como peças líticas, principalmente. Na área específica de Madri, devido à existência de pederneira, essa é a matéria-prima predominante, embora partes de quartzito e até osso possam ser encontradas em outras áreas. Bifaz , como o próprio nome sugere, é o resultado da escultura direta de percussão de suas duas faces, com o objetivo de obter uma aresta de corte em todos os lados. Funcionalmente, é uma ferramenta versátil, sem um significado claramente definido. *Lítico: de pedra. 1) Após a leitura do texto e segundo a imagem, porque a biface de Manzanares pode ser considerado uma fonte histórica para o estudo do período Paleolítico? *
1 ponto
a) Porque a autora do texto, Terraza Del Manzanares, descreve a descoberta dessa fonte durante o período paleolítico.
b) Porque a ferramenta tem um significado claramente definido no que diz respeito ao período também chamado de pedra polida.
c) Porque no paleolítico não se encontrava mais ferramentas desse tipo, somente aquelas que eram produzidas de forma polida.
d) Porque o homem do paleolítico usava uma técnica de “lascar” uma pedra na outra, para conseguir o formato e o corte da ferramenta.

0 Respostas

Marisa Adorno está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação