Em mais de 1.100 km na fronteira dos EUA com o México já exis...

Em mais de 1.100 km na fronteira dos EUA com o México já existe um muro. Ele passa pelos desertos de sedimentos deSonora, onde os cactos crescem como tubos de órgão. Mais a leste, pesadas estruturas de aço em forma de X cortam osquilômetros de planície com capim queimado pelo sol, como marcadores de campo de batalha. No Texas, os postes pintadosde vermelho que formam partes da cerca na fronteira são frios, duros e ásperos ao toque. Em Tijuana, duas cercas – umaantiga, outra mais recente – mergulham até o oceano, onde as ondas corroem o metal.(Fonte: AHMED, Azam; MANNY Fernandes; VILLEGAS, Paulina. Um muro entre nós: a vida na fronteira entre os EUA e o México.)Em relação às fronteiras e ao exemplo citado, é correto afirmar:a) Apesar de processos de abertura terem propiciado questionamentos das fronteiras dos Estados Nacionais, elas continuamcomo fator forte de separação entre essas unidades políticas. b) Com a globalização, discursos de caráter xenofóbico e ameaças à segurança, emprego e renda perderam sua forçahistórica na regulação do Estado Nação em relação às suas fronteiras. c) O fechamento ou abertura de fronteiras, bem como a sua intensidade, é dependente das políticas globais norteadas pelasresoluções da ONU (Organização das Nações Unidas).d) A construção do muro separando o México dos EUA é justificada pelos EUA em vista das políticas antiterrorismo postasem prática por esse país. e) No período contemporâneo, exemplos como o Brexit e as cooperações oriundas da construção dos blocos econômicosrevelam uma diminuição, em escala global, da tensão entre abertura e fechamento de fronteiras.

#UFPR
#VESTIBULAR

1 Resposta

Ver resposta
Meuspes Thamires

A alternativa A é a correta.

Com a globalização, houve um processo de abertura de fronteiras entre certos países, para facilitar o comércio e as interações políticas, econômicas, culturais, etc.

Porém, as fronteiras dos Estados Nacionais continuam como fator forte de separação entre as unidades políticas dos EUA e do México.

Essa separação não é justificada pelos EUA em vista das políticas antiterrorismo, mas sim em vista do protecionismo econômico (para garantir emprego e renda à população dos EUA).

Além disso, discursos xenofóbicos entram como fator de separação e impedimento da entrada de mexicanos no país.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação