As análises para a solução de situações em que partículas apre...

As análises para a solução de situações em que partículas apresentam o movimento retilíneo uniforme é útil para casos em que seja analisada uma única partícula ou casos em que duas ou mais partículas têm movimentos dependentes entre si, como representado na figura 1.22. portanto, independentemente de analisar o movimento de um sistema com várias partículas ou de apenas uma partícula, utilizam-se as equações de velocidade e de aceleração para compreensão do comportamento das variáveis do deslocamento, velocidade, aceleração e tempo, e o que diferencia a análise de uma partícula da análise de um sistema de partículas com movimento dependente é que neste último caso é necessário relacionar os movimentos, uma vez que uma partícula causa o movimento de outra.

figura 1.22 | relação de dependência entre dois blocos ligados por um cabo inextensível.

fonte: beer (2012, p. 623).

i. para o caso da análise do sistema em que dois blocos (considerados partículas) apresentados na figura 1.22 apresentam relação entre as coordenadas de posição de maneira linear, uma relação direta entre as velocidades e acelerações podem ser defi nidas como v v a b + = 2 0 e a a a b + = 2 0.

porque

ii. ao analisar a figura 1.22 percebe-se que uma relação para o comprimento das regiões do cabo que sofrem variação de comprimento quando um dos blocos se movimenta, defi ne-se a relação x x a b + = 2 constante. portanto para defi nir a relação da aceleração a partir dessa relação dos comprimentos, deve-se derivar uma vez a relação do movimento, enquanto a equação que estabelece a relação das velocidades é defi nida derivando-se duas vezes a relação dos comprimentos.

a) as asserções i e ii são proposições verdadeiras, e a ii é uma justificativa da i.

b) as asserções i e ii são proposições verdadeiras, mas a ii não é uma justificativa da i.

c) a asserção i é uma proposição verdadeira, e a ii é uma proposição falsa.

d) a asserção i é uma proposição falsa, e a ii é uma proposição verdadeira.

e) as asserções i e ii são proposições falsas.​

1 Resposta

Ver resposta
Gustastrada

c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Explicação:

O conjunto B movimenta de acordo com o movimento do conjunto A, podemos então definir a relação de acordo o comprimento da corda, que se divide em 2 partes em roldanas no conjunto do bloco B e em apenas 1 parte no conjunto do bloco A, para isso é necessário uma análise holística do conjunto de maneira visual.

Logo a corda pode ser definida como 2Xb + Xa = constante

derivando a equação posição podemos definir a relação velocidade da corda como 2Vb + Va = 0

derivando mais uma vez encontramos a relação aceleração

2Ab + Aa = 0

Portanto a afirmatica I é verdadeira

Como vimos, teremos que derivar 1 vez a relação da corda para encontrar a velocidade, e 2 vezes a relação da corda para encontrar a aceleração.

A II afirmativa é falsa por dizer o contrário dessa concepção.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Física





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação