Além disso, esse tipo de texto é reconhecido por ter uma estr...

Além disso, esse tipo de texto é reconhecido por ter uma estrutura bastante rígida, dividida em três partes fundamentais: introdução, argumentação e conclusão, conforme se explica a seguir.Estrutura
Introdução
No início da dissertação, é necessário que o autor deixe claro qual é o assunto abordado no texto e, além disso, qual será a tese - ou ponto de vista - a ser defendida.

Argumentação
Os parágrafos intermediários de uma dissertação devem ser destinados à defesa da tese mediante argumentos. É importante lembrar que um argumento é uma estrutura textual que, por meio da análise de provas ou fundamentos, confirma o ponto de vista do autor.

Conclusão
O final de um texto dissertativo-argumentativo pode ser produzido de duas formas, enquanto síntese ou com propostas de solução. No caso da conclusão por síntese, o autor repete os argumentos resumidamente e conclui o texto afirmando a veracidade da tese. No caso da conclusão com propostas de solução, é necessário retomar os problemas discutidos na argumentação e propor intervenções que eliminem ou diminuam a questão problemática.

É importante lembrar que as soluções sugeridas devem ser detalhadas, explicitando-se os agentes (quem promoverá a solução), as ações (o que será feito para sanar a questão), os meios (como será promovida a intervenção) e os objetivos (para que será feita a ação sugerida).

Leia também: Passo a passo para escrever uma boa redação

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como fazer?
Para produzir um bom texto dissertativo-argumentativo, é necessário estar atento para as exigências que cada parte do texto - introdução, desenvolvimento e conclusão - possui, conforme explicado acima. Além disso, é importante lembrar:

do uso da norma-padrão da língua portuguesa;
de fundamentar os argumentos a partir de conhecimentos de diversas áreas;
apresentar domínio dos elementos de coesão e coerência da língua;
respeitar os direitos humanos, estabelecidos na Declaração Universal redigida pela ONU.

Exemplo de texto dissertativo-argumentativo
Veja, a seguir, um exemplo de texto dissertativo-argumentativo que alcançou nota 1000 no Enem 2018:

A obra musical "Admirável Chip Novo", da cantora Pitty, retrata a manipulação das ações humanas em razão do uso das tecnologias, que findam por influenciar o comportamento dos indivíduos. Não obstante, tal questão transcende a arte e mostra-se presente na realidade brasileira através da filtragem de dados na internet e sua utilização como ferramenta de determinação de atitudes, consequência direta do interesse do mercado globalizado e da vulnerabilidade dos usuários. Assim, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Convém ressaltar, a princípio, o estabelecimento do comércio virtual e sua contribuição para a continuidade da problemática. Quanto a esse fator, é válido considerar a alta capacidade publicitária da web, bem como sua consolidação enquanto espaço mercantil - possibilitador de compra e venda de produtos. Sob esse aspecto, o célebre géografo, Milton Santos, afirma a existência de relação entre o desenvolvimento técnico-científico e as demandas da globalização, justificando, assim, a constante oferta de conteúdos culturais e comerciais que podem ser adquiridos pelos usuários, de modo a fortalecer o mercado mundial e o capitalismo.

Paralelo a isso, a imperícia social vinculada ao déficit em letramento digital fomenta a perpetuação do impasse. Nesse viés, as instituições educacionais ainda não são eficazes na educação tecnológica, por não contarem com estrutura profissional e material voltado ao tema. Ademais, a formação de indivíduos vulneráveis possibilita a ação do mecanismo que pode transformar comportamentos, tornando-os passíveis de alienação. Essa conjuntura contraria o Estado proposto pelo filósofo John Locke - assegurador de liberdade -, gerando falsa sensação de autonomia e expondo internautas a um ambiente não transparente, em que decisões são previamente programadas por outrem.

Em suma, faz-se imprescindível a tomada de medidas atenuantes ao entrave abordado. Posto isso, concerne ao Estado, mediante os Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia, a criação de um plano educacional que vise a elucidar a população quanto aos riscos da navegação na rede e à necessidade de adaptação aos novos instrumentos digitais. Tal projeto deve ser instrumentalizado na oferta de aparelhos tecnológicos às escolas, para a promoção de palestras e aulas práticas sobre o uso da tecnologia, mediadas por técnicos e professores da área, objetivando a qualificação dos usuários e a prevenção de casos de manipulação de atitudes. Dessa maneira, o Brasil poderá garantir a liberdade de seus cidadãos e o Estado lockeano poderá ser consolidado."

Rylla Lídice Varela de Melo, 19 anos, de Ipanguaçu/RN

1 Resposta

Ver resposta
Pattiniantonia

A Base de Tudo

Explicação:

É cada vez mais frequente transformar o ambiente escolar em um cenário de guerra. As brigas entre alunos começam pelo menor motivo que se possa imaginar, uma simples bala negada se transforma em motivo para agressão verbal que muitas vezes passa para o físico. Contudo, tais atos de agressões, verbal e física, passaram a atingir aqueles que deveriam ser as autoridades e receber o máximo de respeito e admiração dos alunos.

Virou rotina os jornais e noticiários de televisão, assim como compartilhamentos em redes sociais, onde a notícia é algum tipo de agressão sofrida por algum professor por parte de algum aluno que, na maioria das vezes, está insatisfeito com a nota recebida em um trabalho ou em uma avaliação formal da instituição de ensino, criando-se o caos onde deveria reinar a tranquilidade.

Tais fatos geram inúmeras perguntas e dividem, assim como qualquer outro assunto, a opinião da sociedade. Se por um lado alguns pedem a volta da palmatória, outros defendem o diálogo. Há quem diga que a responsabilidade é totalmente da instituição, enquanto outros dizem que a responsabilidade tem que ser dividida entre os pais e a instituição.

Bem da verdade, a responsabilidade maior deve vir de casa. É no lar que o estudante passa a maior parte do tempo e é de lá que deve vir a educação, sobre tudo o respeito deve ser ensinado. Atualmente a falta de tempo, devido ao trabalho em grande parte, dos pais fazem com que estes, em seu tempo livre, se tornem muitas vezes permissivos, tirando limites ao invés de impor, com isso os professores assumem, em tese, o papel de educadores em dobro, o que torna impossível o desenvolvimento do aprendizado em sala de aula.

Cabe às instituições de ensino, juntamente com os professores, cuidar do intelecto do aluno, garantir que saiam de suas salas de aula prontos para os desafios futuros e vida profissional, mas é de responsabilidade dos pais, ou tutores, ensinar o respeito, o desafio do “não” e a motivação por trás de uma nota ruim, acima de tudo, é dos pais a responsabilidade de mostrar para o filho que, não fosse o trabalho árduo do professor, nenhuma outra profissão teria credibilidade ou profissionais.  

Se deve ter, então, o apoio mútuo de pais e professores, pois a formação de novos cidadãos vem de ambos. Escolas e comunidades devem andar de mãos dadas na luta contra os atos de violências escolares, seja eles contra os professores ou entre os próprios alunos, realizando projetos e conversando com quem comete o ato, trabalhando com psicólogos e assistentes sociais para entender o motivo e trabalhar para que não se repita. É o professor que fornece as ferramentas para uma carreira brilhante, mas são os pais que constroem a base.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Física





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação