Instruções: 1. Assista ao vídeo disponível no link: https://yo...

Instruções: 1. Assista ao vídeo disponível no link: https://youtu. be/RyovyghM1OI
2. Se necessário retome o vídeo abaixo, disponibilizado na aula passada.
3. Escolha um dos temas abaixo, leia o texto motivador referente ao tema, e escreva um texto dissertativo-argumentativo.

Tema 1
Os impactos dos jogos eletrônicos na vida dos jovens na contemporaneidade.

Texto motivador
“Historicamente, a criação do primeiro videogame ou jogos de computador data de 1958 e se deve ao físico Willy Higinbotham, um dos cientistas que colaboraram para a invenção da bomba atômica. Em 1968 Ralph Baer patenteou o primeiro videogame. A partir daí, desde a criação da Atary, na década de 70, por Nollan Busnell e Ted Dabney, a indústria desse artefato não parou de crescer. Diante deste visível crescimento dos jogos como meio de diversão, há uma crescente preocupação em realizar estudos empíricos sobre este assunto. Para elencar um conjunto de recomendações com vistas a subsidiar os profissionais de saúde em suas orientações aos pais e à sociedade quanto ao uso saudável de jogos de videogame, buscamos compreender o impacto do uso do videogame sobre a cognição e sobre a própria sociedade. Pesquisas revelaram que os jogos violentos podem levar a comportamentos agressivos e à delinquência. Segundo Uhlmann e Swanson (2004), determinados jogos com conteúdo de violência podem levar o adolescente a perceber-se como agressivo. A dependência ou vício de jogos é outro aspecto que motiva investigações. Em revisão sistemática com enfoque na dependência de internet e de jogos eletrônicos, as análises revelaram que as prevalências apontadas em diferentes estudos são muito diferentes entre si, o que poderia ser delinquência das diferentes nomenclaturas utilizadas nas referências a este problema. Os aspectos da saúde que podem ser afetados pelo uso do videogame são vários, porém a literatura da área ainda é reduzida e outros estudos devem ser feitos para esclarecer melhor os mecanismos subjacentes a cada uma das entidades nosológicas [que dizem respeito à classificação de doenças] e sua associação com o videogame”

Tema 2
Desafios para a entrada e para a permanência dos jovens no mercado de trabalho.

Texto motivador

“Não há dúvida. Os jovens constituem um dos grupos mais vulneráveis do Brasil. A desocupação e a subutilização trazem para eles um sentimento de profunda frustração e desânimo. Para os pais, uma sensação de fracasso e impotência. Para a sociedade, um desperdício de energia e perda de receita para a Previdência Social. Ou seja, o desemprego prolongado dos jovens tem consequências altamente negativas que podem se estender por toda uma geração. Muitos fatores dificultam a entrada dos jovens no mercado de trabalho. […] O empresário que agora começa a sair da crise, mas ainda vê pela frente muitos sinais de incerteza, pergunta a si mesmo: por que vou contratar um jovem sem experiência se ele gera as mesmas despesas de contratação de um profissional experiente e que abundam no mercado de trabalho?É uma pergunta lógica e carregada de realismo. Os jovens sem experiência custam tanto quanto os mais velhos com experiência. Por isso, são protelados. O que se pode fazer em termos de política pública para quebrar esse círculo vicioso?”

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Tira Duvidas

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