Considere o seguinte trecho: “E se tivesse de competir outra v...

Considere o seguinte trecho:“E se tivesse de competir outra vez a respeito das sombras com aqueles eternos prisioneiros, quando ainda se ressentisse da fraqueza da vista, por não se ter habituado com o escuro – o que não exigiria pouco tempo – não se tornaria objeto de galhofa dos outros e não diriam estes que o passeio lá por cima lhe estragara a vista e que não valia a pena sequer tentar aquela subida? E se porventura ele procurasse liberta-los e conduzi-los para cima, caso fosse possível aos outros fazer uso das mãos e matá-lo, não lhe tirariam a vida?” Este trecho é uma alusão à morte de Sócrates.

Explique por quê.

1 Resposta

Ver resposta
Tay

O texto foi retirado do Livro VII - A República de Platão, relatando o Mito da Caverna. A fala em questão pertence a Sócrates: "E se porventura ele  procurasse liberta-los e conduzi-los para cima, caso fosse possível aos outros fazer uso das mãos e matá-lo, não lhe tirariam a vida?”

Sócrates, considerado o mais sábio dos homens, no seu tempo, foi acusado por três cidadãos atenienses de não venerar os deuses da cidade, de introduzir inovações religiosas e de corromper os jovens de Atenas. Foi condenado à morte por envenenamento, obrigado a ingerir cicuta.

O texto faz alusão à sua morte, pois fica claro que Sócrates, via além das sombras da caverna e do mundo das aparências, para conduzir os homens à luz do conhecimento.

Disse Sócrates em seu julgamento, "Enquanto eu puder respirar e exercer minhas faculdades físicas e mentais, jamais deixarei de praticar a filosofia, de elucidar a verdade e de exortar todos que cruzarem meu caminho a buscá-la [...] Portanto, senhores [...] seja eu absolvido ou não, saibam que não alterarei minha conduta, mesmo que tenha de morrer cem vezes."

Bons estudos!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Filosofia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação