Leia os textos para responder às questões abaixo: Texto I - PO...

Leia os textos para responder às questões abaixo: Texto I - POEMA DE SETE FACES Quando eu nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrás de mulheres. A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos. (. ) Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu não era Deus se sabias que eu era fraco. Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, não seria uma solução. Mundo mundo vasto mundo mais vasto é o meu coração. Carlos Drummond de Andrade. "Obra completa". Rio de Janeiro: Aguilar, 1964. P. 53. TEXTO II - CDA (imitado) Ó vida, triste vida! Se eu me chamasse Aparecida dava na mesma. FONTELA, O. Poesia reunida. São Paulo: Cosac Naify; Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. 1) Que elemento comum identifica o poeta e o anjo no Texto I? * 1 ponto A) Ambos são seres bons. B) Ambos são seres tortos. C) Ambos são seres felizes. D) Ambos se chamam Raimundo, 2) No Texto II, Orides Fontela intitula seu poema CDA, sigla de Carlos Drummond de Andrade, e entre parênteses indica "imitado" porque, como nos versos de Drummond: * 1 ponto A) apresenta o receio de colocar os dramas pessoais no mundo vasto. B) expõe o egocentrismo de sentir o coração maior que o mundo. C) aponta a insuficiência da poesia para solucionar os problemas da vida. D) adota tom melancólico para evidenciar a desesperança com a vida

1 Resposta

Ver resposta
Clarice Matos

1. O elemento comum que identifica o poeta e o anjo no Texto I é:

B) Ambos são seres tortos.

2. Orides Fontela intitula seu poema CDA, e entre parênteses indica "imitado" porque:

C) aponta a insuficiência da poesia para solucionar os problemas da vida.

Análise dos poemas

1. Em "Poema de sete faces", o poeta expressa sentimento pessimista que tem devido à percepção de deslocamento, incerteza e maldição em relação à vida. Ele se sente destinado ao fracasso, como indica os versos "Quando eu nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.".

2. O poema "CDA (imitado)", de Orides Fontela, apresenta intertextualidade com o poema de Drummond, pois ambos os textos demonstram a incapacidade da poesia de resolver as questões práticas da vida.

No poema de Drummond isso fica claro pelo verso "se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, não seria uma solução" (a mudança de nome não mudaria sua vida, só serviria à poesia). Essa mesma ideia está contida em "Se eu me chamasse Aparecida dava na mesma".

Mais sobre "Poema de sete faces" em:

24515287

23628188

Escola Educação
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação