Cientistas do Instituto Max Planck de Microbiologia Marinha de...

Cientistas do Instituto Max Planck de Microbiologia Marinha detectaram um tipo de associação que nunca havia sido visto na natureza, uma bactéria que vive dentro de um protozoário, fornecendo energia para ele. Só que em vez de usar oxigênio para gerar essa energia, a bactéria respira nitrato. "Uma relação baseada na transferência de energia na forma de ATP, como se observa aqui, é sem precedentes", disse a pesquisadora Jana Milucka à Super. Os dois seres foram descobertos no fundo do Lago de Zug, na Suíça. O protozoário é formado por uma única célula e até possui mitocôndrias, mas a Candidatus A. ciliaticola (como foi chamada a bactéria que vive lá dentro), pode complementar ou até substituir essa produção de energia. A impressionante observação científica descobriu que o protozoário e a bactéria relacionam-se por meio de a) sociedade. b) inquilinismo c) comensalismo. d) endossimbiose. e) protocooperação. Alguém me ajuda por favor ?...

1 Resposta

Ver resposta
Tay

A alternativa correta é: d) endossimbiose.

A relação ecológica em que um ser que vive dentro de outro fornecendo energia para ele é denominada de endossimbiose.

Ela geralmente acontece em seres unicelulares e pode chegar a um nível onde o hóspede perde a habilidade de viver fora do hospedeiro.

A relação mencionada do protozoário e da bactéria mencionados no texto ocorreu de maneira positiva pelo fato de haver pouquíssimo oxigênio no fundo do lago.  

Espero ter ajudado!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação