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2)
A antropologia filosófica é uma vasta área do conhecimento filosófico que se desenvolve de modo a tocar diversos âmbitos nos quais o homem realiza seu existir. Diferentemente do que ocorre com outros animais, o ser humano nasce não pronto e a cada dia permanece ainda incompleto – isto ocorre por ter diante de si infinitas possibilidades de realização de sua vida, escolhendo a cada instante e, com tais escolhas, modificando-se. A maior dificuldade desta área do conhecimento é tentar lançar um olhar que seja unificador de tudo o que o homem é e pode ser, sem assumir um conceito que o cerceie.

A reflexão da antropologia filosófica, pensando-se sua importância para a área educacional e, de modo especial, para o professor em formação, deve propiciar:

Alternativas:

a)
o entendimento cada vez maior sobre quem é o ser humano e de que modo ele pode se realizar como projeto definido pelas instâncias ético-morais da sociedade.

b)
uma nova relação social, já que a escola não tem a possibilidade de questionar as estruturas da sociedade, por serem externas ao seu âmbito. O conhecimento da antropologia filosófica encaminha os indivíduos para que assumam as diferentes lutas sociais, de acordo com as questões que afetam cada um individualmente.

c)
a descoberta da essência humana, pois é esta consciência que permitirá oferecer os melhores caminhos de ação. Uma educação efetiva apenas pode ocorrer quando as ações são realizadas sob o determinado comando do professor que, entendendo os alunos, sabe o melhor para eles.

d)
o entendimento de que a complexidade humana exige dos processos educativos maior atenção no modo como considera o aluno e, consequentemente, naquilo que vai se tornar sua proposta pedagógica.

Alternativa assinalada
e)
a possibilidade de um conhecimento maior sobre o ser humano leva o professor a entender de que modo sua ação seja planejada para conseguir padronizar os alunos que estão sob sua responsabilidade, já que deve educar para as necessidades impostas pela sociedade.

3)
Tome como exemplo uma situação muito comum na realidade da escola pública no Brasil: o professor tem de lecionar para classes superlotadas, muitas vezes com até 50 alunos, sem dispor dos materiais que são necessários para tratar determinada temática. Ainda assim, tenta realizar os projetos que são propostos ou impostos pelas instâncias político-educacionais superiores. É importante que a boa vontade não significa muito quando tudo mais falta. Meses depois, quando vêm as avaliações oficiais aplicadas pelo sistema, os resultados não são satisfatórios e a culpa, na maioria das vezes, recai sobre a escola e, de modo direto, sobre o professor.



Leia as proposições abaixo, pensando os problemas na avaliação educacional, tomando por base o exemplo apresentado.



I. A não consideração precisa dos contextos nos quais uma escola está inserida, leva a tratar os alunos a partir de um “aluno ideal”, que responderia às exigências entendidas como adequadas.

II. Toda avaliação externa carece de sentido, não podendo alcançar seus objetivos, pois é inconcebível um padrão mediano que seja entendido com “aceitável” para todas as realidades.

III. Dando-se as mesmas condições de aprendizagem a todos os alunos, uma avaliação externa permite conhecer, além das diferenças sociais que devem ser consideradas, as necessidades mais específicas de cada unidade escolar.

Qual(is) da(s) proposição(ões) abaixo é(são) verdadeira(s)?

Alternativas:

a)
Todas as proposições.

b)
Apenas II.

c)
Apenas III.

d)
Apenas II e III.

Alternativa assinalada
e)
Apenas I e III.

4)
Descartes é um dos mais importantes pensadores do período moderno. Sua preocupação com o conhecimento é significativa e suas conclusões científicas e filosóficas fundamentaram diferentes teorias que o sucederam. Para ele, o homem deve ser concebido como uma coisa pensante e, neste raciocínio, ele indica que o corpo não chega ao pensamento, levando à crença de que toda manifestação que nomeamos “pensar” é fruto da atividade da alma.



A partir das ideias apresentadas, e tendo-se em mente a contraposição de teorias que surgiram na modernidade, sobre a atividade do conhecer, leia as proposições:



I. Racionalismo e empirismo buscaram, a partir de fundamentações diversas, refletir sobre a possibilidade e o alcance do conhecimento.

II. Para o racionalismo, a experiência sensível é um dos elementos que permitem confirmar o conhecimento da verdade, já que os sentidos oferecem o primeiro elemento na construção de uma ideia.

III. Corpo e mente constituem o que é o homem, porém, para o citado pensador, existem ideias que existem desde sempre na mente, sem a necessidade de que o corpo vivenciasse algo.



A seguir, assinale a alternativa que apresenta proposição(ões) correta(s):

Alternativas:

a)
Apenas I é verdadeira.

b)
Apenas I e III são verdadeiras.

Alternativa assinalada
c)
Apenas II é verdadeira.

d)
Apenas II e III são verdadeiras.

e)
Todas as proposições são verdadeiras.

1 Resposta

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Maria Luiza Costa

Resposta:

1-b( mesmo tomando por base ... ),2-d, 3-e, 4-b.

Explicação:

corrigido pelo AVA.

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