José, 20 anos de idade, primário e de bons antecedentes, foi d...

José, 20 anos de idade, primário e de bons antecedentes, foi denunciado como incurso no art. 155, parágrafo 1o e parágrafo 4o, incisos I e II, do Código Penal. Segundo a acusação, José, em 25/09/2016, por volta das 22 horas, invadiu casa localizada na rua Coronel Pereira Vaz, no 85, Uberaba – MG, de propriedade e residência de Armando Paixão, mediante a transposição de um muro de 100 centímetros de altura. Na garagem, percebendo que o portão estava apenas encostado, sem estar trancado, segundo a denúncia, José resolveu furtar o veículo de Armando ali estacionado. Para tanto, quebrou o vidro lateral do veículo e ingressou em seu interior, evadindo-se do local com o carro. O veículo foi encontrado, no dia seguinte, na garagem do prédio em que José reside. O MM. Juiz da 23a Vara Criminal da comarca de Uberaba/MG julgou procedente a acusação e condenou José pelo crime de furto dupla- mente qualificado (escalada e rompimento de obstáculo) e majorado pelo repouso noturno à pena de 5 anos de reclusão. José foi intimado da sentença no dia xx/xx/xx e você (advogado de José) foi intimado hoje.
QUESTÃO: Diante de tais fatos, apresente todas as teses de defesa e sua fundamentação legal completa.

1 Resposta

Ver resposta
Hugo Luz

Teses da Defesa:

1- A absolvição do acusado, de acordo com o art. 386, incisos IV, V e VII, do Código de Processo Penal, pela da negativa de autoria pela ausência de provas suficientes para condenação.

2- O afastamento da qualificadora referente ao rompimento de obstáculo, diante da ausência de laudo pericial que comprove o alegado pela acusação.

3- O afastamento da causa de aumento de pena referente ao repouso noturno, conforme entendimento jurisprudencial

4- Que seja considerada em caso de condenação que o réu é primário e as circunstâncias judiciais da primeira fase da dosimetria (art. 59, CP), sendo a pena fixada no minimo legal.

5- Aplicação do regime inicial de cumprimento de pena aberto, conforme  art. 33, § 2º,  c, do CP;

6- A substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, consoante o artigo 44, do CP;

7- A expedição imediata do alvará de soltura;

8- A gratuidade de justiça, com também isenção das custas processuais, por se tratar de réu hipossuficiente.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Direito





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação