Ciências Contábeis 4º e 5º semestres “Implantação de uma empre...

Ciências Contábeis 4º e 5º semestres “Implantação de uma empresa comercial: aspectos tributários, administrativos e contábeis”.
1. Pesquisar e realizar a leitura de materiais sobre os temas destacados acima, além de outros textos de apoio que ajudará o grupo a fundamentar a realização das demais etapas de sua produção textual.
Vale destacar que esta primeira etapa se refere à sua pesquisa, ou seja, você deve desenvolver uma busca de textos que digam respeito aos temas solicitados na produção textual e tenham relação com a proposta do texto base.
 SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA PESSOA JURÍDICA:
É comum ouvirmos dizer que no Brasil é difícil abrir uma empresa. Você concorda? Já ouviu alguém dizer isso em algum momento? De fato, a burocracia no nosso país tem sido um “entrave” para o empreendedorismo. Veja, por exemplo, a reportagem da ENDEAVOR sobre o assunto:
que lhe foi solicitada sobre o tema, certamente foi possível perceber que o processo de constituição de uma pessoa jurídica no Brasil é composto de várias etapas. São processos e de relações com órgãos públicos das três esferas da administração: Federal, Estadual e Municipal. Seu desafio agora é responder três questões importantes que muito provavelmente os investidores americanos gostariam de saber:
1) Quais os tipos de pessoas jurídicas no Brasil?
2) Quais os documentos utilizados para constituírem os diferentes tipos de pessoas jurídicas no Brasil? Indique os órgãos de registro destes documentos.
3) Quais os principais registros necessários para constituir uma pessoa jurídica no Brasil? Não se esqueça de indicar a qual esfera de governo o órgão no qual é necessário o referido registro pertence: Federal, Estadual e Municipal.
Na sua resposta às questões acima, considere que você está na posição de um contador e que seu cliente é leigo, portanto, todas as informações são importantes para que ele compreenda de forma mais fácil tudo que envolve as pessoas jurídicas e as sociedades empresariais antes de abrirem um novo negócio.
4) Apresente um modelo de controle de caixa diário, semanal e mensal, retratando as entradas e saídas, além dos compromissos futuros do negócio (coloque como anexo de seu trabalho), para auxiliar os administradores na tomada de decisão de como utilizar os recursos financeiros.
5) Logo após apresente um parágrafo explicando teoricamente a utilidade e a importância do controle financeiro de um negócio.
 SOBRE A QUESTÃO TRIBUTÁRIA
6) O que é um tributo e quais são as espécies tributárias, bem como suas características?
7) Quais os tributos que incidirão na atividade da empresa em questão?
8) Qual a sua opinião acerca da carga tributária da pessoa jurídica no Brasil? Ela é um impedimento para o empreendedor? Como fazer para reduzir a sua incidência?
 SOBRE A ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Em dezembro de 2019, Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) divulgou a segunda revisão da estrutura conceitual para o relatório financeiro, a qual entrou em vigor em janeiro de 2020. Nesse sentido, consoante a IASB, temos no Brasil à aprovação do documento de revisão do Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2) pelos órgãos Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) através da Deliberação CVM Nº 835 de 10 de dezembro de 2019.
De acordo com as informações do CPC 00 (R2) Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro (Acesse CPC 00 (R2) após a revisão realizada pelo pronunciamento, apresente:
9) Definição de Ativo;
10) Definição de Passivo;
11) Definição de Patrimônio Líquido;
12) Definição de Receita e Despesa.

1 Resposta

Ver resposta
Alves

São vários tipos de empresa no Brasil, que podem ser classificados de diferentes formas. A seguir, veja quais são os mais comuns.  

Empresário Individual (EI): Na modalidade de Empresário Individual (EI), não existem sócios. Apenas o proprietário, que dá o nome à companhia nos registros oficiais. É ele que responde integralmente pela administração e pode ter seu patrimônio confiscado para pagar dívidas contraídas pela empresa.

Microempresário Individual (MEI) É um enquadramento similar ao do Empresário Individual, em que o proprietário responde pela empresa sozinho e com bens pessoais. No entanto, o MEI limita o faturamento anual a R$ 81 mil. Acima disso, o empresário precisa ser registrado como EI. Além desses fatores, o MEI não pode ter mais de um funcionário. Se houver demanda de maior mão de obra, também é exigida a mudança de regime para EI.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli): A Eireli consiste em um sistema de propriedade única (sem necessidade de mais sócios) que requer o investimento de, no mínimo, 100 salários mínimos no ato de abertura.

A diferença maior, além do capital inicial, é que o proprietário pode usar um nome empresarial e não tem seu patrimônio pessoal atrelado ao da empresa. Nesse regime, o dono só pode ter uma companhia registrada em seu nome.

Explicação:

Entendemos que uma produção textual como essa é bem complexa, estamos qui para ajudar, só entrar em contato através do (66) 9.9694-5762 que daremos todo o suporte que precisam.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Contabilidade





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação