“O Brasil está em 66º lugar no ranking da produção de insumos...

“O Brasil está em 66º lugar no ranking da produção de insumos, segundo nota técnica que diz respeito à produção científica no Brasil e à disparidade entre a realização científica e a disponibilidade em biotecnologia no País, publicada na Science Progress. A nota destaca o contraste entre a qualidade da ciência nacional, considerada de alta qualidade, e o investimento insuficiente na área de biotecnologia para permitir seu pleno exercício. Desse modo, os cientistas brasileiros tornam-se dependentes dos insumos e equipamentos do exterior para poder realizar suas pesquisas científicas. Segundo Maria Almeida Brás, doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina (FM) da USP e pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical (IMT),essa deficiência foi escancarada durante a pandemia, quando países que investem em recursos biotecnológicos, como China e Estados Unidos, conseguiram produzir suas próprias vacinas, no Brasil a falta de investimentos na área não só impediu o desenvolvimento do seu próprio imunizante como o fez dependente das importações de recursos básicos para o controle da pandemia, como os kits de extração de DNA e RNA para o diagnóstico molecular por PCR”.

0 Respostas

murilokubiaki está aguardando sua ajuda.