Leia o texto abaixo adaptado de reportagem retirada da Revista...

Leia o texto abaixo adaptado de reportagem retirada da Revista Superinteressante on line. Marte, dos canais aos micróbios` ... A idéia da existência de marcianos ressuscitou com a descoberta do meteorito ALH84001. A Nasa acredita que, há milhões de anos, um asteróide bateu na superfície do planeta, lançando no espaço muitos estilhaços de rochas. Um deles bateu na região de Alan Hills, na Antártida. Na rocha foram encontrados resíduos de hidrocarbonos aromáticos policíclicos - moléculas orgânicas, o ingrediente básico da evolução orgânica. Ninguém duvida de que o meteorito veio mesmo de Marte. Os cientistas Christopher Romanek e Richard Zare reconstituíram o que pode ter acontecido com a bactéria marciana. Embora Terra e Marte sejam mundos bem diferentes, há cerca de 4 bilhões de anos eram muito parecidos. A água corria na superfície marciana. Com base nessa hipótese, Zare fez uma pergunta: "E se a vida tivesse surgido em Marte e contaminado a Terra? Ou o contrário: Se um meteorito terrestre tivesse fecundado Marte com a vida que surgiu primeiro na Terra?" Em entrevista à SUPER, ele argumentou: "Os micróbios marcianos são muito parecidos com as menores bactérias terrestres. Baseando-se no texto e nas hipóteses sobre a origem da vida, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. *

a) As informações contidas no primeiro parágrafo refutam a biogênese.

b) Pode-se dizer que se forem comprovadas as suspeitas levantadas na reportagem, ter-se-ão fortes evidências favoráveis à hipótese de Miller sobre a origem da vida na Terra.

c) A situação descrita está de acordo com a hipótese da panspermia cósmica, apresentando como único inconveniente quanto a sua veracidade, o fato de os corpos se encandecerem por ocasião de sua passagem pela atmosfera.

d) Os hidrocarbonos aromáticos policíclicos descritos no primeiro parágrafo originaram na Terra primitiva, macrocélulas protéicas denominadas coacervados.

e) O trecho: “Embora Terra e Marte sejam mundos bem diferentes, há cerca de 4 bilhões de anos eram muitos parecidos...” n não refere-se ao processo que originou os planetas que compõem nosso sistema solar.

0 Respostas

jvskateboard está aguardando sua ajuda.