Uma função importante dos estoques é sua capacidade de agregar...

Uma função importante dos estoques é sua capacidade de agregar valor ao produto. isso é conseguido quando sempre se tem itens na quantidade e com a qualidade e as características desejadas pelos consumidores para a pronta entrega. uma organização que consegue ter esse perfil demonstra confiança e pode ser referência no mercado por sua eficácia na disponibilidade de produtos e nas entregas. além disso, pode cobrar mais pelos seus serviços, pois os clientes não se importam em pagar também pela qualidade de seus serviços. assim em uma empresa, uma das principais funções dos estoques é regular a oferta e a procura. (p.72 da apostila)

considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

i. a acurácia dos controles de estoques torna-se mais exatas quando há sobra de produtos em estoques do que quando há falta de produtos.

ii. os níveis ideais de estoques são aqueles que deixam estoques acima da reserva (buffer ou estoque de segurança) para que possam atender todos os clientes sem que faltem produtos.

iii. numa boa gestão de estoques procura-se equalizar essas variáveis com o gerenciamento dos estoques: não se pode ter itens em excesso, pois, do contrário, eles podem cair em obsolescência, nem permitir que faltem produtos e os clientes não sejam atendidos.

iv. uma situação que seria a ideal, seria a demanda ser igual à oferta, ou seja, o nível da procura sempre permaneceria igual e, assim, seria possível se trabalhar com os níveis mínimos de estoques, tendo-se somente o essencial, ou com o estoque zero.

v. o sistema de produção just in time (jit) procura chegar a estoques médios de produção. no entanto, ele trabalha com estoques máximos, pois qualquer problema que houver na rede de abastecimento, por menor que seja o tempo que ele dure, poderia comprometer toda a rede de distribuição, produção, compras etc.

é correto o que se afirma em:

escolha uma:
a. i e iv, apenas.
b. i, ii e iv, apenas.
c. iii e iv, apenas.
d. iii e v, apenas.
e. i, ii, iii e v apenas.

1 Resposta

Ver resposta
dudinhaazzzz

Diversos povos indígenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500. Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, árvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importância para a vida destes índios. Por isso, os índios respeitavam muito a natureza.

 

- Os índios viviam em tribos e tinham na figura do cacique o chefe político e administrativo. O pajé era o responsável pela transmissão da cultura e dos conhecimentos. Era ele também que cuidava da vida religiosa e dos tratamentos medicinais, através da cura com ervas, plantas e rituais religiosos.

 

- Faziam objetos artesanais com elementos da natureza: cerâmica, palha, cipó, madeira, dentes de animais, etc.

 

- A religião indígena era baseada na crença em espíritos de antepassados e forças da natureza.

 

- Os índios faziam festas e cerimônias religiosas. Nestas ocasiões, realizavam danças, cantavam e pintavam os corpos em homenagem aos antepassados e aos espíritos da natureza.

 

- Historiadores calculam que existiam de 3 a 4 milhões de índios no Brasil antes de 1500, espalhados pelos quatro cantos do país.

 

* Observação: felizmente, muitos dos aspectos culturais citados acima ainda fazem parte da vida de muitos povos indígenas brasileiros que resistiram até hoje às influências da cultura dos brancos.

 

Contato com os portugueses

 

- O contato dos índios brasileiros com os portugueses foi extremamente prejudicial para os primeiros. Os índios foram enganados, explorados, escravizados e, em muitos casos, massacrados pelos portugueses. Perderam terras e foram forçados a abandonarem sua cultura em favor da europeia.

 

- Embora muitas nações indígenas tenham enfrentado os portugueses através de guerras, ficaram desfavorecidos, pois não tinham armas de fogo como os portugueses.

 

Os índios do Brasil na atualidade

 

- Atualmente somente cerca de 400 mil índios vivem no Brasil.

 

- Muitas tribos, influenciadas pela cultura dos brancos, perderam muitos traços culturais. É muito comum encontrar em tribos indígenas atuais, índios falando em português, vestindo roupas e até usando equipamentos eletrônicos.

 

- Ao entrarem em contato com os brancos, muitos índios, além de perderem aspectos culturais, contraem doenças e morrem. A contaminação de rios, principalmente por mercúrio vindo dos garimpos, também leva doenças para os índios através de seu principal alimento: o peixe.

 

- Algumas tribos isoladas conseguiram ficar longe da influência branca e conseguiram manter totalmente intacta sua cultura. Infelizmente, são poucas tribos nesta situação. A maior parte destas tribos está localizada na região da Amazônia.

 

Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente.

Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco linguístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques ou aruak (Amazônia) e caraíbas ou karib (Amazônia).

Atualmente, calcula-se que apenas 800 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 305 etnias indígenas e 274 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade culturais

Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).

Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. Na Carta de Caminha é relatado que os índios se espantaram ao entrar em contato pela primeira vez com uma galinha.

As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.

Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (oca). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribos. O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Administração





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação