A empresa de logística LOGVISION teve um crescimento exponenci...

A empresa de logística LOGVISION teve um crescimento exponencial durante a pandemia. Com a missão de “atender o cliente no melhor prazo, com o menor preço”, potencializou suas atividades com entregas de e-commerce. Em junho de 2020, auge da primeira onda da pandemia, recebeu um aumento de 30% no número de colaboradores, devido à alta demanda em tempo recorde. Porém, por atuarem com um padrão de logística muito acelerado (com prazo desafiador de entrega de qualquer produto em até 2 dias úteis), os processos seletivos começaram a ser feitos em períodos muito estreitos (era comum que no dia 5, por exemplo, houvesse requisição para a contratação de 6 novos colaboradores para início no dia 15). Como a operação tem um ritmo muito peculiar, o tempo de treinamento também precisou diminuir, fazendo com que tivesse o máximo de pessoas atuando nos prazos e nos pedidos com uma semana de empresa, após passarem por um curto período de treinamento na prática com um colega mais experiente. Os erros operacionais, que eram raros, justamente por ser uma logística personalizada – com acompanhamento do processo do cliente do início ao fim –, passam a ocorrer com maior frequência.
A LOGVISION passa a ter reclamações no Reclame Aqui e recebe notificações judiciais de clientes insatisfeitos. O departamento Jurídico faz acordos para evitar o litígio. Entre junho de 2020, quando aumentou o número de colaboradores, e novembro de 2021, a empresa teve um aumento de faturamento em 129%. No entanto, perdeu 22% de lucro por erros operacionais que culminam em acordos judiciais e exposição da imagem de forma negativa em mídias sociais (e a perda só cresce a cada mês).
Diante disso, o diretor e a gerência geral chamam a equipe de líderes (supervisores e encarregados) e a gerência de RH para entender qual a solução. A gerência de RH sinaliza que os processos seletivos têm sido feitos com prazo muito curto e que, por vezes, os gestores de área mandam aprovar candidatos pouco qualificados com o argumento de “se não der certo, com 3 meses a gente troca”; sinaliza também que o processo de integração do novo colaborador, desenhado para os primeiros 15 dias, não tem sido praticado, mas sim um treinamento de uma semana.
Os gestores de área alegam que o RH deve manter um banco de currículos, realizando processos seletivos constantes, para que não haja “surpresas” quando for necessária uma nova contratação. Concordam, no entanto, com a ponderação sobre o pouco tempo de treinamento. O diretor pede à gerência de RH um plano de ação sobre os assuntos: contratação e treinamento da equipe. Ele deseja uma definição de como o processo pode ser otimizado, sem perder a qualidade.
Elaborado pelo professor, 2022.

Diante das informações apresentadas, imagine que você é o gerente de RH da LOGVISION e responda as questões a seguir:

a) O alinhamento de perfil do cargo é uma etapa primordial em todos os processos seletivos. É o momento em que o gestor e o profissional de RH definem as características necessárias para condução do processo de contratação. Quais critérios devem ser definidos nessa etapa de escolha e alinhamento do perfil do cargo?

b) Sabendo dos diferentes tipos de treinamentos possíveis, diferencie treinamentos formais de informais, e cite um exemplo de como cada um desses tipos de treinamento poderiam ser aplicados na empresa do case.

c) Como gerente de RH da LOGVISION, crie 2 estratégias para contratações mais assertivas e 2 estratégias para garantir que os treinamentos sejam aplicados de forma adequada à operação. Para as possibilidades de estratégias, basta apresentar como e por que tais estratégias são válidas para o caso.

1 Resposta

Ver resposta
adrielesouza

Tenho essa atividade pronta. Para maiores informações entre em contato pelo (13) 99652-2268 Whats. Bons estudos!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Administração





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação