Severino (1990) descreve que o campo da filosofia, ainda na Gr...

Severino (1990) descreve que o campo da filosofia, ainda na Grécia Clássica, apresentava forte preocupação e intenção pedagógica e com a formação do ser humano. No entanto, chegamos aos dias atuais e nos deparamos com o fato de que as áreas da educação, da filosofia, da história, da sociologia e das demais disciplinas reflexivas encontram-se desprestigiadas e são anunciadas como campos menores do saber. Sobre esse pensamento de Severino, assinale a alternativa INCORRETA: FONTE: SEVERINO, A. J. As contribuições da filosofia para a educação. Em Aberto, Brasília. Ano 9, n. 45, jan/mar,1990. p. 18-25. A) No contexto do neopositivismo, qualquer critério do agir humano só pode ser ético e político, nunca mais técnico, fica assim completa a unidade do saber. B) Parece ser a primeira vez que uma forte tendência da filosofia se considera desvinculada de qualquer preocupação de natureza pedagógica, vendo-se tão somente como um exercício puramente lógico. C) Há uma tendência na filosofia que se desprendeu de suas próprias raízes, que se encontravam no positivismo, transformando-se numa concepção abrangente, o neopositivismo, que passa a considerar a filosofia como tarefa subsidiária da ciência. D) O campo da filosofia da educação pode contribuir na identificação e solução profunda de contextos e realidades, em especial, a educação precisa estar comprometida com a finalidade de atribuir sentido à existência cultural da sociedade históricaSeverino (1990) descreve que o campo da filosofia, ainda na Grécia Clássica, apresentava forte preocupação e intenção pedagógica e com a formação do ser humano. No entanto, chegamos aos dias atuais e nos deparamos com o fato de que as áreas da educação, da filosofia, da história, da sociologia e das demais disciplinas reflexivas encontram-se desprestigiadas e são anunciadas como campos menores do saber. Sobre esse pensamento de Severino, assinale a alternativa INCORRETA: FONTE: SEVERINO, A. J. As contribuições da filosofia para a educação. Em Aberto, Brasília. Ano 9, n. 45, jan/mar,19.

1 Resposta

Ver resposta
Santosmanuele

I- Parece ser a primeira vez que uma forte tendência da filosofia se considera desvinculada de qualquer preocupação de natureza pedagógica, vendo-se tão somente como um exercício puramente lógico.

Correto. Parece, aos nossos olhos, que é a primeira vez, desde a Grécia Antiga, que a filosofia está desvinculada, de alguma forma da pedagogia.


II- Há uma tendência na filosofia que se desprendeu de suas próprias raízes, que se encontravam no positivismo, transformando-se numa concepção abrangente, o neopositivismo, que passa a considerar a filosofia como tarefa subsidiária da ciência.

Falso. A filosofia não tem suas raízes no positivismo.


III- No contexto do neopositivismo, qualquer critério do agir humano só pode ser ético e político, nunca mais técnico, fica assim completa a unidade do saber.

Falso. O empirismo lógico, também chamado de neopositivismo, tem como característica a ideia de que a vida deve ser compreendida sob um ponto de vista matemático e racionalizado.


IV- O campo da filosofia da educação pode contribuir na identificação e solução profunda de contextos e realidades, em especial, a educação precisa estar comprometida com a finalidade de atribuir sentido à existência cultural da sociedade histórica.

Correto. O campo da filosofia da educação pode contribuir para a consolidação de uma série de compreensões concernentes à formação de sentidos direcionados à existência cultural.


abraços!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Sociologia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação