Considere o texto abaixo e as proposições subsequentes:“Apesar...
Considere o texto abaixo e as proposições subsequentes:
“Apesar de ter estado sempre presente na história do Brasil desde o início da escravização africana, foi somente no séc. XIX que as religiões afro-brasileiras começaram a se organizar. Mesmo assim, existe ainda grande diversidade religiosa dentro dos cultos afro-brasileiros. No entanto, podemos destacar duas principais vertentes: o Candomblé e a Umbanda. O primeiro tem suas raízes em quatro nações africanas: Kêtu, Fan, Jejê e Angola, que creem na pluralidade de divindades, conhecidas como orixás. Essas entidades são ligadas a elementos da natureza, o que aponta para o animismo que marca essa manifestação religiosa. Apesar dos orixás serem correlacionados a figuras católicas, o que é uma consequência de processos sincréticos, existe no Candomblé uma busca por suas raízes africanas. Esta busca procura aproximá-lo cada vez mais de suas origens pré-escravatura. Na Umbanda, temos um sincretismo bem mais evidente, unindo nessa manifestação elementos da cultura religiosa africana, europeia e indígena, bem como elementos do espiritismo kardecista.”
(SILVA, Maximiliano W. “Religiosidade Brasileira”. Tema 5 da disciplina de Cultura Religiosa. Canoas: Ulbra, 2020)
I- As religiões afro-brasileiras nasceram somente no século XIX com a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel.
II- Apesar de terem se organizado de forma mais sistemática a partir do século XIX, as religiões afro-brasileiras estão presentes desde o início da escravidão africana.
III- O Candomblé não sofreu nenhum processo sincrético, tendo permanecido puramente africano até o século XXI.
IV- Em níveis diferentes, tanto Candomblé como a Umbanda sofreram processos sincréticos, especialmente com elementos do catolicismo romano.
Estão corretas:
Somente I e II
Somente II e III
Somente III e IV
Somente I e III
Somente II e IV
“Apesar de ter estado sempre presente na história do Brasil desde o início da escravização africana, foi somente no séc. XIX que as religiões afro-brasileiras começaram a se organizar. Mesmo assim, existe ainda grande diversidade religiosa dentro dos cultos afro-brasileiros. No entanto, podemos destacar duas principais vertentes: o Candomblé e a Umbanda. O primeiro tem suas raízes em quatro nações africanas: Kêtu, Fan, Jejê e Angola, que creem na pluralidade de divindades, conhecidas como orixás. Essas entidades são ligadas a elementos da natureza, o que aponta para o animismo que marca essa manifestação religiosa. Apesar dos orixás serem correlacionados a figuras católicas, o que é uma consequência de processos sincréticos, existe no Candomblé uma busca por suas raízes africanas. Esta busca procura aproximá-lo cada vez mais de suas origens pré-escravatura. Na Umbanda, temos um sincretismo bem mais evidente, unindo nessa manifestação elementos da cultura religiosa africana, europeia e indígena, bem como elementos do espiritismo kardecista.”
(SILVA, Maximiliano W. “Religiosidade Brasileira”. Tema 5 da disciplina de Cultura Religiosa. Canoas: Ulbra, 2020)
I- As religiões afro-brasileiras nasceram somente no século XIX com a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel.
II- Apesar de terem se organizado de forma mais sistemática a partir do século XIX, as religiões afro-brasileiras estão presentes desde o início da escravidão africana.
III- O Candomblé não sofreu nenhum processo sincrético, tendo permanecido puramente africano até o século XXI.
IV- Em níveis diferentes, tanto Candomblé como a Umbanda sofreram processos sincréticos, especialmente com elementos do catolicismo romano.
Estão corretas:
Somente I e II
Somente II e III
Somente III e IV
Somente I e III
Somente II e IV
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