Condição Humana E Liberdade Se o ser humano fosse somente um s...

Condição Humana E Liberdade Se o ser humano fosse somente um ser em-si – cheio, total, pleno, com uma essência definida – não poderia ter nem consciência nem liberdade. primeiro, porque a consciência é um espaço aberto a múltiplos conteúdos e relações. Segundo, porque a liberdade representa a possibilidade de escolha. ‘ Por intermédio de suas escolhas, o indivíduo constrói a si mesmo e torna-se responsável pelo que faz. Assim, para Sartre, se o ser humano não expressasse esse “vazio de ser”, sua consciência já estaria pronta, fechada. E, nesse caso, não poderia manifestar liberdade, pois estaria preso à realidade estática do ser pleno, do ser em-si.
Outra consequência dessa característica específica do não-ser é que não existe uma natureza humana para Sartre, pois falar em “natureza” implica algo fixo e universal, previamente determinado, válido para todo sempre. O que existiria, em sua concepção, é uma condição humana, isto é, “o conjunto de limites a priori que esboçam a sua [do indivíduo] situação fundamental no universo”. e acrescenta: “As situações históricas variam: o homem pode nascer escravo numa sociedade pagã – ou senhor feudal ou proletário. Mas o que não varia é a necessidade para ele de estar no mundo, de lutar, de viver com os outros e de ser mortal.”
Portanto, para Sartre, um dos valores fundamentais da condição humana é a liberdade. É o exercício da liberdade em situações concretas que move o ser humano, que gera a incerteza, que leva à produção de sentidos, que impulsiona a superação de certos limites e que confere sentido a sua existência.
É a liberdade humana, enfim, que leva todo indivíduo a ter de definir o que pretende ser como pessoa, a avaliar o impacto de suas escolhas e ser responsável por elas. Isso significa que, de forma quase paradoxal, o ser humano está condenado a ser livre, como afirmou Sartre.
Atividade
1 Como Sartre estabelece a condição humana e a liberdade

1 Resposta

Ver resposta
Lauraa

  A existência é algo subjetivo, o que para alguns pode ser o ápice da existência, chegado a ser transcendência, para outras é mera sobrevida, partindo dos princípios filosóficos a existência é baseada no pensar e realizar pensamentos e concepções a respeito da vida.

  A partir dos pensamentos, a vida é o realizar das aspirações, logo quando um individuo passa a existir sem o mínimo desejo em seus anseios ele passa a não realizar sua existência quanto a sua própria aspiração.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Sociologia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação