(Colégio Pedro II - 2018) Anita Malfatti e Tarsila do Amaral s...

(Colégio Pedro II - 2018) Anita Malfatti e Tarsila do Amaral são nomes consagrados e amplamente conhecidos na História da Arte brasileira, facilmente lembrados ao se falar de mulheres artistas. Apesar da existência de outras representantes femininas, são raras as aparições de artistas mulheres nas publicações e nas coleções de museus. Já a figura feminina como objeto de representação foi tema recorrente na Arte por séculos. Neste cartaz, produzido para a exposição no Museu de Arte de São Paulo (Masp) em 2017, o grupo Guerrilla Girls atualiza para a realidade brasileira o questionamento sobre a presença das mulheres nos museus.

Disponível em: https://www. sp-arte. com. Acesso em: 25 jul. 2018.

A imagem expressa um conflito, decorrente da

A
valorização do mercado das obras de arte, que acarreta a ampliação da gama de obras provenientes de diferentes matrizes culturais.

B
ampliação da rede de instituições de memória, com a pluralização de espaços destinados à preservação da pluralidade de memórias coletivas.

C
burocratização do acesso dos espaços expositivos, que inviabiliza a inserção de artistas socialmente desfavorecidos.

D
definição dos critérios de criação de acervos, que excluem expressões culturais que não estão de acordo com as convenções de gosto, gênero ou classe.

1 Resposta

Ver resposta
Tira Duvidas

D

Explicação:

Os critérios, excluem o gênero feminino na (maioria das vezes) de ter acesso no mercado de trabalho, no meio artísticos, dentre outras situações.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Sociologia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação