Através de exemplos explique a diferença entre o senso comum e...

Através de exemplos explique a diferença entre o senso comum e o conhecimento científico.

1 Resposta

Ver resposta
Jvoliveiraneonpfex

1. A sociologia tem como objeto de estudo os  comportamentos sociais comuns à sociedade em geral.

É uma ciência que se propõe a compreender a ação social e explicar o seu  desenvolvimento e seus efeitos, como trabalho, divórcio, droga, emigração,  marginalidade, insucesso escolar, desemprego, entre muitos.

2.  “Senso comum” equivale à “opinião comum” e se relaciona com os  usos de uma cultura, impregnado de seu imaginário e de  idéias convencionais e passados de geração em geração. Exemplo: se vemos nuvens cinzas, então irá chover.

A ciência, é um conjunto de conhecimentos científicos, com seus  resultados verificáveis, nas aplicações ao mundo real.  Exemplo: a meteorologia, o estudo dos processos atmosféricos e a previsão do tempo.

3. Fato social  é toda maneira de agir. A maioria de  nossas idéias e tendências não são elaboradas por nós, mas nos  vêm de fora, e penetraram em nós   através de uma imposição.

São características simultâneas:

. a coercitividade, o poder ou força que padrões são impostos;  

. a exterioridade, são exteriores ao indivíduo e organizados antes mesmo dele nascer;

. a generalidade, os fatos sociais são coletivos.

4. Weber propõe a construção de tipos de ações, que  realcem as suas características. São quatro tipos de  ações sociais:

. Ações racionais na finalidade, a escolha racional do melhor meio para se chegar a um fim;

. Ações decorrentes dos valores e das crenças, a escolha orientada pelo valor, seja este ético, religioso, político ou estético;

. Ações determinadas por valores emocionais, a conduta é movida por sentimentos;

. Ações decorrentes da tradição, hábitos e costumes, escolhas orientada pelos costumes ou hábitos arraigados.

5. Para Karl Marx, classe é o conjunto de agentes que no processo de produção, estão  nas mesmas condições.

São duas classes opostas, por um lado os detentores dos  meios de produção, proprietários fundiários e capitalistas e, por outro,  os que só detêm a sua força de trabalho, os proletários.

6. Em Karl Marx, mais-valia é a  diferença entre dois valores: a força de trabalho X o tempo que um trabalhador precisa para produzir o suficiente para receber o seu salário.

A mais valia absoluta é o prolongamento da jornada de trabalho além do ponto em que o trabalhador produz o equivalente a sua força de trabalho e a mais valia relativa pressupõe que a jornada de trabalho já está dividida em duas partes: trabalho necessário X trabalho excedente.

7. Para Caio Prado junior, o que contribui para o subdesenvolvimento do Brasil é a presença de uma economia ainda  profundamente marcada pelas circunstâncias e vícios de sua formação  colonial.

8.  Para Florestan Fernandes, após a abolição teve-se a formação de dois blocos distintos do “elemento negro”: os chamados  “negros da casa grande” e os “negros do eito”.

Os “negros da casa grande”, tiveram um pouco mais de chances na sociedade competitiva. Alguns podiam ler, escrever e possuíam amigos brancos ou o próprio  ex-senhor o ajudava indicando para cargos públicos.

Os “negros do eito”, não conseguiam ler ou escrever e  tão pouco possuíam protetores brancos. Com  dificuldades de se enquadrar no sistema de trabalho se mantém através de ocupações temporárias e nas  horas vagas exercita sua vivência em grupo nos botequins, terrenos baldios e bares.

9. Religião é a crença de que tudo se originou a partir de um mundo divino,  e busca dar sentido a vida de todos. O ritual é um de comunicação simbólica para garantir a sobrevivência e a difusão da tradição religiosa e preservar mitos e doutrinas.  

Todas as tradições religiosas apresentam a possibilidade de resolver os problemas e realizar as curas. Exemplo são as missas e novenas ritualísticas de cura da tradição católica, os rituais  do milagre da Igreja Evangélica do Poder de Deus e oferta de solucionar os problemas  familiares, doenças e do desemprego.

10. Uma escola ideal seria uma escola com qualidade  de ensino e bem estruturada, com recursos necessários e condições  favoráveis para atender a todos que nela estão, com bons professores e estudantes  exemplares, a escola deveria incentivar a autonomia, estimular às atividades, a liberdade de  expressão, incentivar os esportes e possuir um bom desenvolvimento cultural.

11. Famílias são núcleos de pessoas que através de laços de afeto, convivem, dividem experiências e têm um projeto de vida em comum, encontrando umas nas outras, suporte psíquico e econômico, criando bases sólidas de convício social, que independe de suas configurações e papéis sociais previamente estabelecidos.

12. Estratificação é a distribuição de pessoas e grupos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade. Pode ser econômica, política ou profissional.

Mobilidade social é o fenômeno em que um indivíduo ou grupo, que pertence a determinada posição social transita para outra.

Bons estudos!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Sociologia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação