Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida c...

Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como “experiência de Rutherford”, um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo. Assinale a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson. * a) A maioria da partículas atravessaria a lâmina

b) A maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina.

c) A totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio.

d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.​

1 Resposta

Ver resposta
Luanamachadobueno

No modelo de Thomson o átomo ainda é considerado como uma esfera maciça. Portanto, nesse modelo, os átomos na placa de ouro são maciços e não permitem a passagem das partículas alfa. Por isso, a resposta é a letra d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.

Quando Rutherford desenvolve seu experimento ele descobre que o átomo não é maciço, pois a placa de ouro permite a passagem das partículas.

Espero ter ajudado =)

Bons estudos!!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Química





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação