I2018013000102 Cientistas da NASA conseguiram provar, por meio...

I2018013000102 Cientistas da NASA conseguiram provar, por meio de observações de satélites, que o buraco na camada de ozônio está diminuindo. Em um estudo publicado no periódico Geophysical Research Letters, pesquisadores do Centro de Voo Espacial Goddard, da agência espa- cial americana, relacionam a novidade ao Protocolo de Montreal.
Em vigor desde 1989, o documento estipula que os países participantes substituam as substâncias que em- pobrecem a camada de ozônio, com destaque para o clorofluorcarbono, também conhecido como CFC, usado em aerossóis. Esses compostos podem chegar à estra- tosfera, onde são afetados pela radiação ultravioleta do Sol (hν), liberando os átomos de cloro, que destroem as moléculas de ozônio, as quais, por sua vez, protegem a Terra contra a radiação que pode prejudicar as formas de vida do planeta. O estudo mostrou que os níveis de cloro diminuíram aproximadamente 0,8% ao ano e descobriu que ocorreu redução de 20% no esgotamento da camada de ozônio.
Revista Galileu. Disponível em: https://goo. gl/dWbUba. Acesso em: 14 fev. 2018. Adaptado.
O triclorofluormetano (CCl3F), também conhecido como freon-11, é um dos CFCs prejudiciais à camada de ozônio (O3), conforme representado pelas reações simpli- ficadas a seguir:
hv CCl3F→CCl2F+Cl
O3 +Cl→ClO+O2
A partir das fórmulas moleculares do freon-11 e do ozônio, pode-se concluir que tais moléculas são, respectivamente, A polar e apolar.
B apolar e polar.
C polar e polar.
D simétrica e simétrica. E simétrica e assimétrica.

TheusSantosdeOlivei