Desde a antigüidade, diversos povos obtiveram metais, vidro, t...

Desde a antigüidade, diversos povos obtiveram metais, vidro, tecidos, bebidas alcoólicas, sabões, perfumes, ligas metálicas, descobriram elementos e sintetizaram substâncias que passaram a ser usadas como medicamentos. no século xviii, a química, a exemplo da física, torna-se uma ciência exata. lavoisier iniciou na química o método científico, estudando os porquês e as causas dos fenômenos. assim, descobriu que as transformações químicas e físicas ocorrem com a conservação da matéria. outras leis químicas também foram propostas e, dentre elas, as ponderais, ainda válidas. com base nas leis ponderais, pode-se afirmar que, segundo: i a lei da conservação da massa (lavoisier), 1,0 g de ferro ao ser oxidado pelo oxigênio, produz 1,0 g de óxido férrico; ii a lei da conservação da massa, ao se usar 16,0 g de oxigênio molecular para reagir completamente com 40,0 g de cálcio, são produzidas 56 g de óxido de cálcio; iii a lei das proporções definidas, se 1,0 g de ferro reage com 0,29 g de oxigênio para formar o composto óxido ferroso, 2,0 g de ferro reagirão com 0,87 g de oxigênio, produzindo o mesmo composto; iv a lei das proporções múltiplas, dois mois de ferro reagem com dois mois de oxigênio para formar óxido ferroso; logo, dois mois de ferro reagirão com três mois de oxigênio para formar óxido férrico. assinale a opção correta. (a) as afirmativas i e ii estão corretas. (b) a afirmativa ii está correta. (c) as afirmativas ii e iii estão corretas. (d) as afirmativas ii e iv estão corretas. (e) a afirmativa iii está correta.

Flavio

Olá! Vamos julgar as afirmativa feitas :

Ia Lei da Conservação da Massa (Lavoisier), 1,0 g de Ferro ao seroxidado pelo Oxigênio, produz 1,0 g de Óxido Férrico; - Falso, irá formar uma massa maior de óxido férrico, já que o oxigênio está envolvido também.

II a Lei daConservação da Massa, ao se usar 16,0 g de Oxigênio molecular parareagir completamente com 40,0 g de Cálcio, são produzidas 56 g de Óxidode Cálcio; - Verdadeira, nessa questão sim há uma conservação das massas, uma vez que a quantidade de massa utilizada nos produtos é formada nos reagentes.

III a Lei das Proporções Definidas, se 1,0 g de Ferro reagecom 0,29 g de Oxigênio para formar o composto Óxido Ferroso, 2,0 g deFerro reagirão com 0,87 g de Oxigênio, produzindo o mesmo composto; - Falso, como a própria lei diz, são proporções definidas - o dobro da massa de ferro irá reagir com o dobro da massa de oxigênio, o que não está ocorrendo no enunciado.

IV aLei das Proporções Múltiplas, dois mois de Ferro reagem com dois moisde Oxigênio para formar Óxido Ferroso; logo, dois mois de Ferro reagirãocom três mois de Oxigênio para formar Óxido Férrico. - Verdadeira, o enunciado segue as proporções definidas para se formarem os óxidos tanto férrico, de maior número de oxidação, quanto o ferroso, de menor número de oxidação.

Portanto, podemos afirmar que as sentenças II e IV estão corretas, sendo verdadeira a alternativa D.​